segunda-feira, 13 de julho de 2009

JOÃO PAULO TOCA CARLOS BICA





João Paulo
CD "White Works"


João Paulo e a música de Carlos Bica


Este é o mais recente registo discográfico de João Paulo, um álbum a solo em que este toca no piano as composições de Carlos Bica. Mais uma obra a não perder deste exímio pianista que respira arte.

Elogiar um amigo poderá parecer algo demasiado óbvio e de pouco interesse, no entanto, é impossível falar sobre o João Paulo sem lhe tecer elogios.

João Paulo é, na minha opinião, o músico referência no panorama da música improvisada feita em Portugal. Apesar do mercado exigir que um músico traga sempre consigo e de preferência em letras bem legíveis um rótulo musical, ele recusa-se a fazê-lo, ou melhor, são os rótulos que se afastam dele por ser demasiado honesto. Músico dono de uma mestria de instrumento e de uma musicalidade genial raras, João Paulo é muito mais do que apenas um excelente pianista, ele é um músico capaz de criar do momento, do agora.

Sinto-me especialmente lisonjeado por poder ouvir o João Paulo a tocar a minha música. O João Paulo interpretou, recriou e inventou as minhas composições. Apenas me resta agradecer-lhe profundamente por este especial acto de cumplicidade artística e pela sua amizade.

Carlos Bica

Este disco realiza materialmente um paradoxo, bonito como todos os paradoxos: tocar com alguém a solo. Normalmente toca-se com alguém em duo, em trio, em quarteto, etc… não a solo. A solidão implicaria a ausência do parceiro. Aqui não. Toca-se a solo com o outro. O contrabaixo de Carlos Bica está ausente, é certo, mas essa ausência desenhou o espaço, traçou os limites e abriu as perspectivas aos sons.

O Carlos Bica é um verdadeiro compositor, gosto de imaginá-lo como um realizador de cinema musical e é sempre um grande prazer tocar com ele, com ou sem contrabaixo…

João Paulo

Sem comentários: