Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade é a denominação do projeto assumidamente excêntrico do Serviço Educativo do Jazz ao Centro que inicia, já nas próximas semanas, um périplo por 5 freguesias do quadrante norte do Concelho de Coimbra, naquela que é a edição mais ambiciosa deste programa artístico, criado em 2021 pela Associação Cultural conhecida por projetos como o Salão Brazil, o Festival Jazz ao Centro e a revista jazz.pt.
As atividades do Fora dos Eixos destinam-se a ir ao encontro de pessoas normalmente afastadas dos espaços culturais convencionais. Apresenta um programa diverso, aberto à participação, que visa aproximar artistas, cidadãos, poder local, escolas, empresas e coletividades da noção de responsabilidade conjunta na expansão das oportunidades de fruição e experiência de criação artística e cultural disponíveis para suas comunidades.
Este ano, o programa contempla concertos, passeios sonoros, residências artísticas e formação artística.
Em 2024, as Uniões de Freguesia de Antuzede e Vil de Matos, Eiras e São Paulo de Frades, e a Junta de Freguesia de Brasfemes irão juntar-se à UF de Trouxemil e Torre de Vilela e à UF Souselas e Botão, actuando num território que, embora heterogéneo, partilha a necessidade de respostas efetivas no que toca às oportunidades de fruição e participação ativa nas artes.
O programa chegará a um território onde vivem mais de 30.000 pessoas, das quais cerca de metade no meio rural, apesar da relativa proximidade ao centro urbano.
Quanto à programação, mencionamos apenas alguns dos intervenientes. "ContraCantos na Escola", levará o músico Miguel Calhaz a visitar 15 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico sediadas neste território. Haverá também lugar a trabalhos colaborativos que juntarão o fotógrafo Hélio Gomes ao músico Marcelo dos Reis, por um lado, e a Tuna Souselense ao Museu da Música de Coimbra. Por fim, serão apresentados muitos concertos com protagonistas muito diversos, da pop-rock dos Cassete Pirata à renovada canção de Coimbra trazida por Beatriz Villar.
A iniciativa Fora dos Eixos é financiada pela Direção-Geral das Artes (no contexto do Apoio Sustentado atribuído ao Jazz ao Centro Clube), pela Câmara Municipal de Coimbra e pelas Juntas de Freguesia parceiras do projeto. O Fora do Eixos procura também apoio por parte das empresas sediadas no território, tendo já obtido alguns, de pequena monta, mas relevantes para a sustentabilidade do projeto.
O trabalho nas escolas teve o apoio à implementação por parte do Plano Nacional das Artes.
Toda a programação estará, em breve, no site: https://www.jazzaocentroclube.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário