sábado, 4 de junho de 2011

FESTIVAL DO SILÊNCIO



Música de Palavra(s) - José Mário Branco

15 Junho . 22h . Cinema São Jorge (Sala 1)

Para abrir este Festival Silêncio, José Mário Branco e Camané, acompanhados por Carlos Bica, José Peixoto e Filipe Raposo, propõem uma incursão nesse mundo – ao mesmo tempo íntimo e universal – onde cada um de nós pode fixar as raízes da vida. Um jogo de tensões entre o silêncio e os sons, no espaço e no tempo cénicos, que é o apanágio da canção poética. Simples, profundo, nutritivo.

Moradas do Silêncio - Homenagem a Al Berto

25 Junho.
22H00. Cinema São Jorge (Sala 1)

c/ Sérgio Godinho, JP Simões, João Peste, Rui Reininho, Noiserv e Miguel Borge.

Em “Moradas do Silêncio” cada artista é convidado a apresentar três temas inspirados na obra do poeta ou relacionados com o imaginário da sua escrita. Neste espectáculo transdisciplinar cada intervenção será precedida por curtos interlúdios em que, sob texturas musicais de Noiserv, serão declamados poemas seleccionados pelo escritor Nuno Júdice. O vídeo será de João Pedro Gomes sobre imagens e fotografias do poeta, manipuladas por Tó Trips (Mackintóxico). A banda suporte será constituída por quatro elementos dos Rádio Macau: Flak, Filipe Valentim, Samuel Palitos e Alex Cortez.

Direcção Musical: Flak

Concepção espectáculo: Alexandre Cortez

Poesia Dita ou Cantada

19 Junho. 19H30. Cinema São Jorge (Sala 2)

Convidados: JP Simões e Sérgio Godinho

Com a poesia em pano de fundo, dois cantautores falam com a jornalista Paula Moura Pinheiro sobre escrever, musicar e dar voz à palavra.

Moderadora: Paula Moura Pinheiro

Estilhaços de Mário Cesariny

24 Junho. 22H0. Cinema São Jorge (Sala 2)

c/ Adolfo Lúxuria Canibal

Adolfo Luxúria Canibal apresenta-nos "Estilhaços de Mário Cesariny" na companhia de António Rafael (piano e programações), Henrique Fernandes (contrabaixo) e Jorge Coelho (guitarra).

Surgido na sequência de um convite para uma das Quintas de Leitura – nome das sessões mensais com que o Teatro do Campo Alegre, no Porto, homenageia a poesia e os poetas –, “Estilhaços” foi um espectáculo de spoken word em que Adolfo Luxúria Canibal lia alguns textos e poemas do seu livro homónimo, acompanhado ao piano e outros teclados por António Rafael (ambos dos Mão Morta). Já com a participação de Henrique Fernandes (contrabaixo), daria lugar à edição do primeiro CD do projecto, com nome homónimo.
Para 2011, ao convidado Henrique Fernandes junta-se Jorge Coelho (guitarrista que colaborou em projectos como Zen ou Mesa, para além de trabalhos a solo como “Um Dia no Porto”, ou música para filmes), apresentando um novo espectáculo intitulado “Estilhaços de Cesariny”.

http://www.festivalsilencio.com

Sem comentários: