terça-feira, 20 de outubro de 2020

NOVOS LANÇAMENTOS DE RUI GAIO


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Everyday 29 - Ave azul do sul

Há várias camadas espaciais em ave azul do sul. Uma camada exterior em expansão constante e depois outras subcamadas que também se vão expandindo. A surpresa surge lá mais para o meio da peça, quando a voz desdobrada em duas envolve o núcleo silencioso da canção. No ecrã, os raios de sol que furam pelos buracos do estore despenham-se contra as doze lentes que em múltiplas camadas fazem a objectiva da câmara funcionar. Os artefactos gerados pela luz reflectida fazem-nos lembrar as luas de Júpiter, perfeitamente alinhadas num segmento de recta. Nesse momento, as partículas de pó, excitadas pelas notas fortes no piano, brilham e dançam magistralmente. Dão-nos saudades do interior do Camões e das leves bailarinas, iluminadas pelos sons que emanam da orquestra escondida no fosso.

Everyday 28 - Desocupa

O som que se ouve não é o som do rio, são os pinheiros de Vila Real de Santo António. Foi noutro Outono que a água correu, mas ouvimo-la com a suavidade do vento em vez da força imparável da corrente. Se ouvirmos ainda com mais atenção percebe-se uma ou outra onda do mar a sobrevoar as copas dos pinheiros a caminho do Nabão.

Rui Gaio, residente em Lisboa, estudou no Conservatório Regional de Tomar, a sua cidade natal. É um dos elementos fundadores do projecto Peltzer. Neste seu projecto a solo, o músico alia as suas composições a excertos de filmes que vai encontrando no quotidiano e publica-as enquanto peças audiovisuais musicais. O projecto pode ser observado no canal de youtube  do autor.

Rede
http://www.youtube.com/ruimgaio
https://www.facebook.com/365everydays
https://www.instagram.com/ruimgaio/

Sem comentários: