segunda-feira, 18 de outubro de 2021

ENCONTROS DE JAZZ DE COIMBRA











A Câmara Municipal de Coimbra e o Jazz ao Centro Clube voltam a apresentar um programa desafiante, onde o lançamento de várias edições discográficas e as obras fortemente enraizadas na cidade (e nos seus músicos) são as principais características distintivas.

A 19ª edição do Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra decorre de 21 a 30 de Outubro e contempla 11 concertos e um Cine-concerto dirigido a público jovem. As atividades terão lugar em 6 espaços da cidade, com a participação de mais de 100 músicos.

Como sempre, múltiplos caminhos do Jazz atual confluem em Coimbra, por ocasião dos Encontros de Jazz, lugar singular de diversidade de abordagens, contemplando propostas devedoras da tradição, lado a lado com propostas que testam os limites do género. Coincidindo com um momento de retoma plena das atividades culturais, fruto do levantamento da maior parte das restrições sanitárias introduzidas em virtude da pandemia) o Festival Jazz ao Centro apresenta três formações alargadas que abrem caminhos a práticas contemporâneas de composição e instrumentação. Todas serão, é certo, e apesar das abordagens distintas, momentos altos desta 19ª edição dos Encontros de Jazz de Coimbra.

Além do natural destaque que o “grande formato” tem no programa, há uma outra dimensão que convém sublinhar, e que constituiu um dos factores de maior distinção do Festival Jazz ao Centro ao longo das suas quase duas décadas de existência.

Trata-se da centralidade que os momentos de criação assumem no programa, o que se traduz, este ano, na estreia de um concerto que resulta de uma encomenda feita no âmbito do Festival e, também, na gravação de concertos para posterior edição discográfica. Convém lembrar que ao longo das edições do Festival Jazz ao Centro

foram já gravados mais de duas dezenas de discos, que se encontram disponíveis nos catálogos da Clean Feed, JACC Records e Cipsela Records. Se tomarmos este património discográfico no seu conjunto, será fácil verificar que o Festival Jazz ao Centro ocupa um lugar único no panorama dos festivais de jazz realizados em solo nacional e um lugar relevante no contexto europeu.

Por fim, uma menção obrigatória para a continuidade do programa de “encontros criativos” entre músicos portugueses e músicos de colectivos europeus. Esta iniciativa teve início em 2019, com a vinda do colectivo holandês DOEK, tendo o festival sido palco de cinco concertos. Deste encontro com o colectivo DOEK resultaram três edições discográficas, uma já lançada durante este ano de 2021 (da responsabilidade do quarteto composto por Carlos “Zíngaro”, Marta Warelis, Marcelo dos Reis e Helena Espvall) e outras duas que verão a luz do dia ao longo dos próximos seis meses. Em
2020, foi a vez do colectivo francês Tricollectif encontrar músicos portugueses para estreitar relações e iniciar ou dar continuidade a processos de criação. Dos oito concertos realizados, resultou um disco lançado muito recentemente (do grupo Chamber 4, que une os portugueses Luís Vicente e Marcelo dos Reis aos irmãos Théo e Valentin Ceccaldi).

Este ano, foi firmada uma parceria com o Festival norueguês All Ears. No quadro desta parceria irão realizar-se quatro concertos, envolvendo os músicos Andreas Wildhagen, Joana Sá, Henriette Eilertsen, Maria do Mar, Joel Ring, Marcelo dos Reis e Yaw Tembe.

O Festival abre com a apresentação de Lumina, disco do Omniae Large Ensemble, do baterista e compositor Pedro Melo Alves. A 21 de outubro, a Oficina Municipal do Teatro será o palco para a apresentação oficial deste trabalho, que será lançado a 15 de outubro (e que terá também apresentações em Lisboa, na Culturgest, e no Porto, na Casa da Música). Originalmente um septeto, a formação teve a possibilidade de se expandir aquando do concerto no Festival de Jazz de Guimarães (novembro de 2020), onde foi gravado o disco que agora se apresenta. Com 23 músicos e condução a cargo do maestro Pedro Carneiro, o Omniae Large Ensemble é um triunfo da invenção de Pedro Melo Alves, confirmando-o como uma referência incontornável da nova geração de músicos e compositores do Jazz Português.

O segundo dia (sexta-feira, 22 de outubro) é um dia cheio de atividades. O programa tem início na Blackbox do Convento São Francisco, com o Cine-concerto As Aventuras do Príncipe Achmed, clássico da animação da realizadora Lotte Reiniger, musicado pelo Space Ensemble. Esta será a primeira sessão, dedicada ao público escolar, sendo que, no dia seguinte, terá lugar uma sessão direccionada para famílias e público geral. À noite, o festival ruma à Alta de Coimbra, onde o Grémio Operário acolhe o Humanization 4tet, para apresentação do seu disco Believe, Believe. Em palco estarão Luís Lopes (guitarra), dinamizador do grupo, acompanhado por Rodrigo Amado (sax tenor) e pelos irmãos Aaron e Stefan Gonzalez (no contrabaixo e bateria, respectivamente). O dia termina no Salão Brazil, num concerto que fecha uma etapa no desenvolvimento do Mondego: Ensemble Jazz ao Centro, grupo que nasceu em 2020 e que se constituiu como plataforma para intérpretes e compositores da Região de Coimbra.

O octeto, co-liderado por João Mortágua (saxofone e composição) e Ricardo Formoso (trompete e composição) irá, nesta ocasião, gravar o seu disco de estreia. A 23 de outubro, a Antiga Igreja do Convento São Francisco recebe um trio onde o violinista conimbricense João Camões aparece lado a lado com duas luminárias do jazz e das músicas improvisadas, os franceses Jean-Luc Capozzo e Jean-Marc Foussat. De regresso à Baixa de Coimbra, os Cíntia (trio formado por Simão Bárcia, Tom Maciel e Ricardo Oliveira), grupo seleccionado pelo programa Cena Jovem jazz.pt , apresentam em primeira mão o seu disco de estreia, intitulado O Sítio. O primeiro fim de semana do festival chega ao final com a estreia de Memória da Viagem, trabalho que resulta de uma encomenda a Luís Figueiredo, por parte do Coro Coimbra Vocal, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e do Jazz ao Centro Clube. Memória da Viagem é uma suite para trio de jazz (Luís Figueiredo, no piano, Bernardo Moreira, no contrabaixo e Bruno Pedroso, na bateria) e coro misto em catorze andamentos. A obra alterna momentos solísticos (do coro, do trio ou de algum instrumento em particular) com passagens em que a massa sonora do colectivo se impõe de forma vigorosa.  O concerto terá lugar no Grande Auditório do Convento São Francisco, no dia 24 de outubro (domingo, pelas 19h00).

O segundo fim de semana é quase inteiramente dedicado ao encontro entre músicos portugueses e noruegueses, dado continuidade às experiências mantidas, em anos anteriores, com os coletivos DOEK (Holanda) e Tricollectif (França). Desta feita, 3 músicos noruegueses, seleccionados pelo Festival All Ears (Henriette Eilertsen, Joel Ring e Andreas Wildhagen) encontram 4 músicos portugueses (Maria do Mar, Marcelo dos Reis, Joana Sá e Yaw Tembe). Além do ensemble que os reunirá a todos, para duas noites de concerto no Salão Brazil (29 e 30 de outubro), haverá lugar a mais dois concerto com agrupamentos mais reduzidos. A 29, no Museu Nacional Machado de Castro (Joana Sá / Henriette Eilertsen e Maria do Mar) e, a 30 de outubro, no Grémio Operário (Andreas Wildhagen, Marcelo dos Reis, Joel Ring e Yaw Tembe).

Fora do âmbito do encontro luso-norueguês, no dia 29 de outubro, sobem ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente os LUME (Lisbon Underground Music Ensemble) para apresentar o novíssimo Las Californias. Percorrendo estados de alma díspares, a música do novo álbum de L.U.M.E. conflui para uma paisagem irreal, de memórias e sonhos perdidos que pairam sobre os escombros de uma realidade imaginada. Um projeto que dá continuidade aos álbuns anteriores do grupo, dramatizando e ironizando as práticas e vocabulários que passam pelo jazz, rock ou música erudita, mas que está, em simultâneo, impregnado com a sua contemporaneidade: uma espécie de antídoto para o mundo em que hoje vivemos.

Visto no seu conjunto, o programa da 19ª edição do Festival Jazz ao Centro visa cumprir os objetivos artísticos que norteiam o Jazz ao Centro Clube: apresentar o Jazz que hoje se faz, dentro e fora do país, em toda a sua riqueza e diversidade!

Programa

Quinta, 21 de Outubro, 21h30
OFICINA MUNICIPAL DO TEATRO (O TEATRÃO)
Pedro Melo Alves Omniae Large Ensemble
BATERIA, COMPOSIÇÃO Pedro Melo Alves
CONDUÇÃO Pedro Carneiro
PIANO José Diogo Martins
GUITARRA Mané Fernandes
GUITARRA CLÁSSICA Luís José Martins
VIOLONCELO Luís André Ferreira
CONTRABAIXOS Pablo P. Moledo / Alvaro Rosso
FLAUTAS Clara Saleiro
FLAUTA, SAXOFONE João Pedro Brandão
SAXOFONES José Soares / Albert Cirera
CLARINETES Frederic Cardoso
FAGOTE Álvaro Machado
TROMPETE Gileno Santana
TROMBONE Xavi Sousa / Ricardo Pereira
TUBA Fábio Rodrigues
VOZES Mariana Dionísio / Nazaré da Silva / Diogo Ferreira / João Neves
PERCUSSÃO João Miguel Braga Simões
ELECTRÓNICA João Carlos Pinto

Apresentação de disco: LUMINA

A versão reduzida desta ensemble alargado (um septeto) já tinha demonstrado um notável talento composicional. Com efeito, o Omniae Ensemble de Pedro Melo Alves nasceu para interpretar os temas com que Melo Alves venceu a segunda edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti (em 2017). Três anos depois, a formação teve a possibilidade de se expandir aquando do concerto no Festival de Jazz de Guimarães (novembro de 2020), onde foi gravado o disco que agora se apresenta.

Um projeto musical ambicioso de um músico e compositor heterodoxo, criador de uma música alinhada com as tendências estilisticamente desterritorializadas da música global do século XXI e que, independentemente das considerações acerca das suas caraterísticas formais, sugere a vontade de construir uma identidade musical própria capaz de atingir níveis superiores de ressonância emocional e estética.

Bilhete geral: 10€
Bilhete estudantes: 8€
Disponíveis em Ticketline e na bilheteira da Oficina Municipal do Teatro

Sexta e Sábado, 22 e 23 de Outubro
BLACKBOX DO CONVENTO SÃO FRANCISCO
Cine-concerto
As Aventuras de Príncipe Achmed, de Lotte Reiniger
Musicado pelo SPACE Ensemble
HARPA Eleonor Picas
CONTRABAIXO Henrique Fernandes
PERCUSSÃO João Tiago Fernandes
GUITARRA José Miguel Pinto
ELECTRÓNICA Nuno Alves
PIANO Sérgio Bastos
22 outubro, 10h00 | Escolas/Instituições
23 outubro, 16h00 | Famílias e público em geral

As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), de Lotte Reiniger, é considerada a primeira longa- metragem de animação. Repleto de batalhas, comédia, romance e magia, esta obra-prima da animação é composta por figuras recortadas e manipuladas à luz da câmara pela realizadora alemã, através da técnica de silhuetas articuladas num jogo simples de luzes e sombras. Musicado ao vivo pelo Space Ensemble, este filme ganha uma nova magia num espetáculo imperdível.

O filme-concerto As Aventuras do Príncipe Achmed é a oportunidade perfeita para relembrar este clássico do cinema.

Bilhete geral: 5€
Bilhete família: 8€
Menores de 12 anos e a partir dos 65 anos: 4€

Sexta, 22 de Outubro, 21h30
GRÉMIO OPERÁRIO DE COIMBRA
Humanization 4tet
GUITARRA Luis Lopes
SAX TENOR Rodrigo Amado
CONTRABAIXO Aaron Gonzalez
BATERIA Stefan Gonzalez

Apresentação de disco: BELIEVE, BELIEVE

Os Humanization 4tet são um grupo formado em 2008, liderado pelo guitarrista Luís Lopes e constituído pelos portugueses Luís Lopes, Rodrigo Amado e pelos irmãos Aaron e Stefan Gonzales, oriundos do Texas. Com matriz no Jazz, o grupo pratica, de forma dinâmica, uma música que vai da frase melódica ao Noise, da improvisação à composição, nunca perdendo de vista o objectivo primeiro de construção conceptual e implementação de uma identidade. O reconhecimento das suas intenções e consequentes resultados tem sido corroborado pela crítica internacional que aclamou os álbuns Live in Madison e Electricity, pela francesa Ayler Records, e Humanization 4et, pela portuguesa Clean Feed. O grupo apresenta agora o seu último registo discográfico, Believe, Believe gravado em New Orleans, durante a última tour americana (2018).

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em Ticketline e, no próprio dia, na bilheteira do Grémio Operário

Sexta, 22 de Outubro, 23h00
SALÃO BRAZIL
Mondego: Ensemble Jazz ao Centro
SAXOFONE ALTO/SOPRANO João Mortágua
SAXOFONE ALTO José Soares
SAXOFONE TENOR Guilherme Fradinho
TROMPETE/FLISCORNE Ricardo Formoso / Pedro Jerónimo
TROMBONE Andreia Santos
CONTRABAIXO João Cação
BATERIA Miguel Fernández

Gravação de disco para a JACC Records

Mondego: Ensemble Jazz ao Centro nasceu em janeiro de 2020 e assumiu-se enquanto uma plataforma para compositores e intérpretes da Região de Coimbra, com uma geometria variável e que se renovará ao longo do tempo.

No meio de um ano atribulado, o ensemble teve o seu baptismo de palco em Dezembro de 2020, sob a Direção Artística de João Mortágua e Ricardo Formoso, com uma formação constituída por 8 músicos: 3 saxofones, 2 trompetes, 1 trombone, 1 contrabaixo e 1 bateria.

As peças que o grupo irá interpretar resultam de encomendas aos compositores Andreia Santos, Luís Figueiredo, Gonçalo Moreira, João Mortágua e Ricardo Formoso.

O programa é variado (dada a diversidade de estilos composicionais), sendo comum a todo o programa o espaço concedido à improvisação e ao desenvolvimento da identidade de todos os seus membros, num contexto onde predomina o ritmo e o contraponto melódico.

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em BOL.pt e, no próprio dia, na bilheteira do Salão Brazil

Sábado, 23 de Outubro, 21h30
ANTIGA IGREJA CONVENTO SÃO FRANCISCO
Jean-Marc Foussat / Jean-Luc Capozzo / João Camões "Autres Paysages”
SINTETIZADORES ANALÓGICOS Jean-Marc Foussat
VIOLA D’ARCO João Camões
TROMPETE Jean-Luc Capozzo

A estadia do violetista conimbricense em Paris rendeu-lhe um conjunto muito sólido de relações criativas. Talvez a mais produtiva delas tenha sido aquela que estabeleceu com o veterano Jean- Marc Foussat.

“Autres Paysages” é um dos frutos das afinidades entre Camões e Foussat, juntando-se a eles o trompetista Jean-Luc Capozzo.

Se, pela própria natureza instrumental, o trio por vezes se aproxima de uma vertente camarística, a integração da electrónica vem adicionar um carácter de originalidade e diferença. Os três músicos trabalham num permanente equilíbrio, num diálogo sem atropelos, uma rica improvisação “neo-camarística” que se desenvolve pela união de esforços.

Bilhete geral: 8€
Estudante, a partir dos 65 anos, grupo a partir de 10 pessoas: 6€
Bilhetes disponíveis em Ticketline e na bilheteira do Convento São Francisco
Sábado, 23 de Outubro, 23h00

SALÃO BRAZIL
Cíntia
GUITARRA Simão Bárcia
TECLADOS Tom Maciel
BATERIA Ricardo Oliveira

Pré-apresentação de disco: SÍTIO (Cena Jovem jazz.pt )

Nos Cíntia encontramos três dignos representantes da efervescência da cena jazzística lisboeta, onde as fronteiras entre géneros se diluem e onde as raízes jazzísticas partilham espaço com o hip-hop, a música electrónica e o post-rock.

Formados em 2017, são o terceiro grupo a integrar a Cena Jovem Jazz.pt, projeto concebido para dar resposta às necessidades dos jovens músicos/ compositores nacionais com idade inferior a 25 anos e que contempla um conjunto de iniciativas de promoção do trabalho de jovens músicos/compositores em várias dimensões, desde o apoio à criação até à internacionalização, passando pela circulação nacional.

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em BOL.pt e, no próprio dia, na bilheteira do Salão Brazil

Domingo, 24 de Outubro, 18h00
GRANDE AUDITÓRIO DO CONVENTO SÃO FRANCISCO
Luís Figueiredo Trio + Coro Coimbra Vocal “Memória da Viagem”
PIANO E COMPOSIÇÃO Luís Figueiredo
CONTRABAIXO Bernardo Moreira
BATERIA Bruno Pedroso

Estreia (encomenda do Coro Coimbra Vocal, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e do Jazz ao Centro Clube)

Memória da Viagem é uma suite para trio de jazz e coro misto em catorze andamentos. A obra alterna momentos solísticos (do coro, do trio ou de algum instrumento em particular) com passagens em que a massa sonora do colectivo se impõe de forma vigorosa. Podemos dizer que o vocabulário utilizado (melódico, rítmico, harmónico) é de difícil catalogação, e que os processos performativos se estendem da improvisação livre à interpretação de música inteiramente escrita. Os textos criados para esta suite podem definir-se como exercícios de prosa poética em que coabitam momentos de cariz confessional e reflexões de alcance mais universal.

Procurei criar uma obra que se referisse à viagem como percurso alegórico, como símbolo da existência humana e suas intrínsecas e desmesuradas falhas – encerrando em si a tragédia e o lirismo, o inferno e a esperança. Desta forma, a viagem interior do indivíduo é simultaneamente a da própria Humanidade.
Cadeiras de Orquestra e 1ª Plateia

Bilhete Geral : 8 euros
Bilhete estudantes; ≥ 65 anos ≥ 10 pessoas: 6 euros
2ª Plateia e Balcão
Bilhete Geral 6 euros
Bilhete estudantes; ≥ 65 anos ≥ 10 pessoas: 5 euros
Bilhetes disponíveis em Ticketline e na bilheteira do Convento São Francisco

Sexta, 29 outubro, 18h30
MUSEU NACIONAL MACHADO DE CESTRO
All Ears On Jazz ao Centro
Joana Sá / Henriette Eilertsen / Maria do Mar
PIANO Joana Sá
FLAUTA Henriette Eilertsen
VIOLINO Maria do Mar

All Ears on Jazz ao Centro dá continuidade aos encontros que trouxeram músicos do coletivo DOEK (Amesterdão) e Tricollectif (Paris) nas duas últimas edições do Jazz ao Centro. Desta feita, a conexão foi estabelecida com Oslo e o Festival All Ears.

Neste concerto, as possibilidades do formato camarístico com esta instrumentação particular são expandidas por três intervenientes habituadas a contornar formatos e derrubar fronteiras estilísticas. A pianista Joana Sá ofereceu-nos, na última década, alguns dos mais intrigantes mtrabalhos no universo da música feita em Portugal. A flautista Henriette Eilertsen tem sido presença cada vez mais notada na cena musical norueguesa e o seu disco Poems for Flute (Motvind, 2021) é o exemplo perfeito da sua incessante pesquisa dos limites do seu instrumento. Maria do Mar, violinista com sólida formação clássica, tem encontrado na livre improvisação o veículo privilegiado para a sua personalidade musical.

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em BOL.pt e, no próprio dia, na bilheteira do MNMC

Sexta, 29 de Outubro, 21h30
TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE
Lisbon Underground Music Ensemble LUME
COMPOSIÇÃO, DIRECÇÃO, PIANO Marco Barroso
FLAUTA Manuel Luís Cochofel
CLARINETE SOPRANO Paulo Bernardino
SAXOFONE SOPRANO João Pedro Silva
SAXOFONE ALTO Tomás Marques
SAXOFONE TENOR Gonçalo Prazeres
SAXOFONE BARÍTONO Gabriela Figueiredo
TROMPETES Gileno Santana, João Silva, Ricardo Carvalho
TROMBONES Rúben da Luz, Eduardo Lála, Mário Vicente
BAIXO ELÉCTRICO Miguel Amado
BATERIA Vicky Marques

Apresentação de disco: LAS CALIFORNIAS

A música do novo álbum de L.U.M.E. conflui para uma paisagem irreal, de memórias e sonhos perdidos que pairam sobre os escombros de uma realidade imaginada.

Projeto criado e dirigido por Marco Barroso, L.U.M.E. é um ensemble de 15 instrumentistas composto por músicos de jazz e música erudita, que se move entre as afinidades com o modelo clássico da Big Band e as re-interpretações e provocações que a ele faz. Entre a dramatização, muitas vezes irónica, das práticas e vocabulários que passam pelo jazz, rock ou música erudita, e a incursão no experimentalismo, a música de Marco Barroso e do L.U.M.E. reconstrói a carga patrimonial do “bigbandismo” simultaneamente demarcando-se dos seus padrões mais convencionais e abrindo novas perspetivas estéticas - uma espécie de caleidoscópio de horizontes rasgados, numa permanente dúvida que suspende o pensamento.

Bilhete geral: €10
Descontos: < €8 > estudante, 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10,
desempregado, profissional do espetáculo, parcerias
Disponíveis em BOL.pt e na bilheteira do
 
Sexta, 29 de Outubro, 23h00
SALÃO BRAZIL
All Ears on Jazz ao Centro [Ensemble]
PIANO Joana Sá
TROMPETE Yaw Tembe
FLAUTA Henriette Eilertsen
VIOLONCELO Joel Ring
GUITARRA Marcelo dos Reis
VIOLINO Maria do Mar
BATERIA Andreas Wildhagen

O segundo fim de semana é dominado pela residência artística que dá continuidade à experiência mantida, nos últimos dois anos, com os coletivos DOEK (Holanda) e Tricollectif (França). Desta feita, 3 músicxs noruegueses (Henriette Eilertsen, Joel Ring e Andreas Wildhagen) encontram 4 músicxs portugueses (Maria do Mar, Marcelo dos Reis, Joana Sá e Yaw Tembe). O septeto que actuará duas noites consecutivas no Salão Brazil é um empreendimento arriscado, mas que, ao mesmo tempo, tem tudo para correr bem. É um daqueles casos em que se torna difícil prever a direcção que a música tomará, e é também aí reside a força destes encontros norteados pela criação “instantânea” de natureza colectiva.

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em BOL.pt e, nos próprios dias, na bilheteira do Salão Brazil

Sábado, 30 de outubro, 18h00
GRÉMIO OPERÁRIO DE COIMBRA
All Ears on Jazz ao Centro:
MARCELO DOS REIS / YAW TEMBE / ANDREAS WILDHAGEN
GUITARRA Marcelo dos Reis
VIOLONCELO Joel Ring
TROMPETE Yaw Tembe
BATERIA Andreas Wildhagen

Apesar da inexistência de composições pré-existentes, desde quarteto poderá talvez esperar-se uma convergência em torno de ideias partilhadas, isto apesar de serem músicos com universos muito idiossincráticos, todos eles detentores de “sons” muito distintivos. Afinal, a composição em tempo real acaba por ser algo muito próximo da prática artística de todos eles, e o mais interessante neste concerto será certamente a negociação permanente de ideias musicais que poderão ir facilmente do discurso jazzístico mais convencional às abordagens mais exploratórias ou mesmo de um certo “folclore imaginário”.

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em BOL.pt e, nos próprios dias, na bilheteira do Salão Brazil

Sábado, 30 de Outubro, 22h00
SALÃO BRAZIL
All Ears on Jazz ao Centro [Ensemble]
PIANO Joana Sá
TROMPETE Yaw Tembe
FLAUTA Henriette Eilertsen
VIOLONCELO Joel Ring
GUITARRA Marcelo dos Reis
VIOLINO Maria do Mar
BATERIA Andreas Wildhagen

O segundo fim de semana é dominado pela residência artística que dá continuidade à experiência mantida, nos últimos dois anos, com os coletivos DOEK (Holanda) e Tricollectif (França). Desta feita, 3 músicxs noruegueses (Henriette Eilertsen, Joel Ring e Andreas Wildhagen) encontram 4 músicxs portugueses (Maria do Mar, Marcelo dos Reis, Joana Sá e Yaw Tembe). O septeto que actuará duas noites consecutivas no Salão Brazil é um empreendimento arriscado, mas que, ao mesmo tempo, tem tudo para correr bem. É um daqueles casos em que se torna difícil prever a direcção que a música tomará, e é também aí reside a força destes encontros norteados pela criação “instantânea” de natureza colectiva.

Bilhete geral: 7€
Descontos: 5€
Disponíveis em BOL.pt e, nos próprios dias, na bilheteira do Salão Brazil

FICHA TÉCNICA
Direcção Artística José Miguel Pereira
Direcção de Produção Adriana Ávila
Direcção Técnica João P. Miranda
Equipa Técnica e de produção Bernardo Rocha, Emanuel Silva, Rita Pessoa, Manuel
Pissarro
Apoio à Produção Blue House
Design Gráfico Joana Monteiro
Fotografia João Duarte
Vídeo Cais 1515 / Haff Delta

Sem comentários: