quarta-feira, 16 de março de 2022

NO PLANO B

 












17 MAR: FRANCISCA URBANO, CATARINA SILVA, SOUND PRETA, DJ PHEPHZ, TUGALIFE

A Juicy desta semana regressa com mais um lineup feminino.

Sinónimo de festa, música e dança, mas também de resistência e visibilidade Sound Preta estreia-se no palco Juicy.
De volta ao nosso palco temos também a carismática DJ Phephz, pesquisadora musical bem estabelecida de Salvador, a capital cultural do Brasil. Uma carreira de 15 anos marcada por uma abordagem original em uma ampla gama de estilos, batidas e ritmos, que retratam seu trabalho e sua personalidade única.

Na sala cubo a curadoria desta noite é da responsabilidade da Alinea A, que nos traz Catarina Silva e Francisca Urbano.

Francisca Urbano, apaixonada pela música de dança na sua vertente mais eletrónica, deu os primeiros passos no djing em 2018. Membro dos coletivos O GRAVE e Lobo Mau Records, passou por vários clubes do país e tocou ao lado de artistas conceituados, destacando-se pela sua versatilidade, que lhe permite adaptar-se à hora, pista ou local em causa – sempre para fazer dançar.

Catarina Silva, DJ e amante dos ritmos assimétricos e das percussões irregulares que, através de seleções musicais caprichosas e variadas em estilo, tem vindo a conquistar cada vez mais ouvintes desde o início da pandemia. Procura, portanto, a fusão de universos sonoros de estéticas distintas, desde o house ao breakbeat, do broken ao deep techno, uk funky ao electro, onde cada um é livre de interpretar os sentimentos abstratos que exprime. Catarina é também cofundadora do coletivo Dark Sessions (Braga) e membro da associação cultural Alínea A.

18 MAR: MONSTER JINX FAMILY AFFAIR

A Monster Jinx regressa ao Plano B com uma edição Family Affair. Neste takeover, vai haver a apresentação dos concertos de Vasco Completo e Stray e na pista cubo e palco, os DJ sets de Slimcutz, Darksunn, No Future, Maria, Lessa, Liquid, EARL e Crew.
Anteriormente conhecido como Caco, Vasco Completo é o puto fixe que sempre escolheu exorcizar os seus sentimentos através da música, começando a aprender a produzir sozinho, de forma a construir o seu próprio universo. E a verdade é que já conseguiu. Dono de uma sensibilidade absolutamente fora do vulgar, gosto requintado e muita curiosidade, própria de quem tem sangue na guelra e ainda muito para dar.

Após duas décadas na linha da frente do rap alternativo português, Stray revelou, no final de 2021, o surpreendente projecto “RAFEIRO” - um disco inspirado pelas canções de trabalho, pelo blues e pela cantilena, com tanto de jazz como de folclore transmontano.

Slimcutz é uma das cabeças pensantes da Monster Jinx desde os seus primórdios, tanto mostrando os seus dotes de DJ individualmente (é uma presença obrigatória nas festas “Purple Hazin’” da crew), como ao lado de Taseh na dupla Roger Plexico. Slimcutz tem vindo também a conquistar vários marcos ao lado de grandes nomes do panorama musical nacional.

Produtor, beatmaker e DJ, E.A.R.L é um dos mais recentes recrutas da Monster Jinx, sendo esta a sua estreia nas edições. Se forem rápidos, poderão conseguir ser os detentores de uma das limitadíssimas cópias da edição em dubplate.

No Future não se deixa prender por géneros, muito menos pelas tais “limitações”, e embora o seu nome possa soar derrotista, basta ouvirmos as suas produções para percebermos que ainda há esperança. Na música, na humanidade e no mundo em geral. Só precisamos de ser livres.

Lessa não tem limites. Ao longo dos anos cimentou o seu perfil como DJ que não conhece barreiras de estilo, cruza géneros de forma fluida e com sentido de futurismo. Experiente e arriscado, alterna entre clássicos e inesperados sempre no momento certo.

Darksunn é uma das cabeças da Monster Jinx desde os primórdios, de facto, não há ninguém melhor para vos falar sobre o passado, presente e futuro da crew.

Liquid, a sua sonoridade, para além de fundir todas as suas influências do passado e do presente, faz jus ao seu nome: fluída, clara, harmoniosa, feita de paisagens abstractas mas não por isso menos belas.

19 MAR: DISRUPTO

O convidado de honra da Disrupto deste mês é Riccardo Paffetti aka Black Loops, um dos maiores criativos da produção de música house progressiva.

A sua carreira tem vindo a ser reconhecida por plataformas de música electrónica como a Traxsource que nomeou o artista em primeiro lugar na catergoria Deep House Artist de 2017 e os lançamentos dos seus EP´s nas reconhecidas labels, House Record Toy Tonics, Neovinyl Recordings, Pets Recordings, Freerange, Classic Music Company e Good Ratio conferem a Black Loops o seu lugar na primeira divisão de honra.
As suas influências vão desde o funk a soul, ao movimento UK House dos anos 90 e NY House do anos 00. Neste momento encontra-se a trabalhar no seu primeiro registo discográfico e em tour por todo o mundo e a sua próxima paragem é no Plano B. Nesta noite ainda contamos com o concerto de Basilda, as atuações dos DJ´s Marfox, PML Beatz e Bruno Neto.

DJ Marfox é uma autêntica lenda urbana, suburbana e do gueto lisboeta. Foi um dos edificadores da Príncipe e continua sendo dos seus mais brilhantes embaixadores. A sua inigualável visão de techno barroco e ritmicamente expansivo, imbuído de Garage, Bass e Batida, tem cativado público e crítica com títulos em selos discográficos como a Boomkat Records, Enchufada, Lit City Trax e Warp Records.

PML BEATZ, de origem cabo-verdiana e angolana, os irmãos Lisandro e Ivan já não produzem presencialmente em equipa, mas actualmente trocam ideias a partir das suas respectivas casas em Portugal e no Luxemburgo, um dos países onde os portugueses têm tradicionalmente procurado uma vida melhor e um dos polos importantes do circuito de clubbing africano lusófono na Europa. <

Sem comentários: