O álbum de estreia do virtuoso da guitarra portuguesa é uma edição
Museu do Fado Discos. Estará disponível a 9 de Dezembro.
Pedro de Castro não vive a música sozinho. Há décadas que grava - como guitarrista e produtor - com muitas das vozes do Fado. Chegou agora o momento de fazer um Festim com a voz da sua Guitarra Portuguesa ao lado das violas de fado de André Ramos, Jaime Santos, Carlos Manuel Proença, João Mário Veiga e Diogo Clemente. Juntam-se ainda Artur Caldeira na guitarra clássica e Francisco Gaspar na viola-baixo. "Convidei os mais talentosos músicos do Fado que têm feito parte do meu percurso musical para me acompanharem neste disco e darem o seu cunho pessoal a cada tema", diz Pedro de Castro. Amigos de longa data e companheiros de muitas noites de festa que trazem para este álbum duplo uma multiplicidade de linguagens musicais.
"Este disco cumpre o desejo antigo de gravar alguns instrumentais, peças, guitarradas, improvisos, variações e outros devaneios que fazem parte da história da guitarra portuguesa e são desconhecidos do grande público. Quando compilei o que queria gravar, rapidamente percebi que o critério seria escolher os temas de que mais gosto, do meu imaginário musical e não os temas que toco usualmente. Chegámos assim a 21 faixas gravadas num total de 38 temas!"
Pedro de Castro
Festim é também uma homenagem ao repertório da guitarra portuguesa e aos brilhantes compositores e intérpretes que continuam presentes nas noites de Fado. Instrumentais que passam de geração em geração e agora se juntam neste disco numa reconstituição pessoal e contemporânea do guitarrista. "Espero despertar a curiosidade pela pesquisa deste espólio imenso e rico que a guitarra portuguesa tem".
Para Pedro de Castro, uma pequena festa pode ser uma grande festa.
Silêncio, que vai começar o Festim!
FESTIM será apresentado ao vivo, no Grande Auditório do
Centro Cultural de Belém, no próximo dia 9 de Dezembro.
CCB . Grande Auditório
9 Dezembro . 21h
Sem comentários:
Enviar um comentário