quinta-feira, 6 de junho de 2024

PEDRO MOUTINHO LANÇA NOVO VÍDEO





















"A Dança", canção que integra o álbum CASA D'ÁGUA (2023) de Pedro Moutinho, ganhou hoje um novo vídeo com edição de Ana Pinheiro.

Originalmente editado no EP ÁGUA (que reuniu quatro canções), o tema, que conta com letra de Teresinha Landeiro e música de Pedro de Castro, foi produzido e arranjado por João Correia e Frankie Chavez, que também se encarregaram de tocar todos os instrumentos.

Recorde-se que Pedro Moutinho se apresenta pela primeira vez em nome próprio no Teatro Tivoli BBVA, no dia 25 de Janeiro de 2025.

Depois da bem sucedida tour na Polónia, que passou por 17 cidades diferentes, o fadista que continua a apresentar o seu álbum CASA D'ÁGUA lança-se agora a um novo desafio, fixando uma grande apresentação na emblemática sala lisboeta

Pedro Moutinho foi embalado pelo som do fado e cresceu com ele como se de uma herança genética se tratasse. Não há separação entre o fado e o homem que o canta. Existe sim, uma familiar fluidez entre um e outro, natural de quem já se conhece há muito tempo.

CASA D'ÁGUA é o título do último álbum de Pedro Moutinho. Este disco é o resultado da soma de duas partes distintas mas complementares: CASA e ÁGUA, os nomes dos dois EPs que antecederam a edição do álbum. Servem assim estes dois substantivos elementares para abrigar, por intermédio das suas características, fados e canções.

Em CASA, o fadista embrenha-se nos caminhos do Fado Tradicional para oferecer ao público um registo cru, que lhe é familiar. Em ÁGUA, interpreta canções, fluindo, adaptando e moldando o seu registo tão característico a composições provenientes de outros universos musicais.

Para o ajudar neste desígnio contou com várias contribuições importantes. A ele juntaram-se autores intemporais, e outros, contemporâneos. Colegas fadistas, compositores e poetas, foram os artesãos que lhe teceram palavras e melodias às quais deu corpo e voz. Carlos Conde, Martinho da Assunção, Maria do Rosário Pedreira, Teresinha Landeiro, Pedro Castro, Francisca Cortesão, Mário Laginha, João Correia, Carminho, Filipe Raposo, Amélia Muge e João Monge são alguns dos nomes que constituem o elenco.

Pedro Moutinho não precisa de abandonar a tradição para se lançar em novos voos e isso reflecte a sua identidade enquanto fadista e confere-lhe alento para subir a novos palcos. Esta estreia, em nome próprio, no Teatro Tivoli BBVA, é por isso uma consequência natural do seu percurso.

Sem comentários: