quinta-feira, 10 de outubro de 2024

DJ VIBE E SAM THE KID LANÇAM CORRERIA





















Tema já está disponível no canal de Youtube da TV Chelas e ficará disponível este fim-de-semana em todas as plataformas, na edição digital de "Frequências"

“Frequências”, o primeiro álbum em nome próprio de DJ Vibe, editado no passado mês de Maio em vinil, já está disponível na sua versão digital – mas as novidades não se ficam por aqui. O longa-duração chega, agora, com uma faixa-extra, “Correria”, o single que marca a inédita colaboração entre dois históricos da música portuguesa: de um lado, o DJ e produtor que tem enchido as pistas de dança de todo o mundo; do outro, uma das maiores referências do hip hop nacional, Sam The Kid.

Tão inesperado quanto o álbum propriamente dito, para a sua edição digital, DJ Vibe queria que “Frequências” revelasse algo único. Dando um passo atrás e olhando para o universo internacional, não há nada de revolucionário neste abraço porque o hip hop e o house já há muito se têm vindo a cruzar – mas, aqui em Portugal, seria uma estreia? DJ Vibe não se recorda de tal colaboração. Por isso, contactou Sam the Kid e lançou-lhe o desafio.

O original “Experiência Imersiva” sempre pediu uma voz “por causa do ritmo que tinha, até tinha usado um sample nesse sentido, mas depois de a faixa estar completa achei que precisava mesmo de ter ali um rapper”, confessa DJ Vibe. A escolha só podia ser uma – Sam The Kid, que Vibe descreve como “o guru do hip hop”. A admiração é mútua. “O DJ Vibe é mesmo uma das minhas referências de topo, uma espécie de ídolo para a nossa geração, uma figura mítica, que sempre acompanhei, desde criança. A minha cena, apesar de ser do mundo do hip hop, iniciou-se com a ‘dance music’ – foi onde ganhei uma paixão pela música e pela dança”, recorda Sam The Kid.

“Agora não posso, agora não dá”: a voz inconfundível de Sam The Kid dá, assim, o mote para “Correria”, o novo olhar conjunto que parte de “Experiência Imersiva”. “Ele apresentou-me o ‘beat’ e disse que achava que era um house old-school, tipo de Chicago, daqueles com rappers – mas, a mim, soou a hip hop moderno, a cena inglesa, onde os rappers se aventuram por outros ritmos. É engraçado como dois ouvidos conseguem ouvir coisas tão diferentes”, confessa Sam The Kid. “Vi logo ali um momento inicial onde poderia fazer algo: o que está no disco tem um lado mais progressivo, vão aparecendo outros elementos... Eu só quis as oito barras, que estão a fazer a melodia, para não distrair do rap".

“Tivemos um primeiro encontro onde falámos e eu mostrei-lhe o instrumental”, lembra DJ Vibe. “Não foi aquela pressão ‘vem aqui ao estúdio para ver o que é que sai’. Não, foi ‘vamos beber um café, falar um pouco’ e depois mostrou-me o ‘beat’, ali no café, com os phones”, acrescenta Sam The Kid. “Inicialmente, ele tinha pensado que eu ia pôr umas três ou quatro frases que ele depois manipulava, o que faz muito sentido dentro da área dele. Mas a minha cena não é a minha voz, não é eu dizer uma frase com a minha grande voz – é o que escrevo e a minha performance. Por isso, decidi fazer uma canção de rap, mesmo com verso e refrão. Lancei-lhe o compromisso perfeito: deixa-me fazer a minha cena, a minha visão daquilo que tenho desta música e, depois, daquilo que rappei, se quiseres usar só duas frases, usas só duas frases. Ele acabou por usar o rap todo”, que Sam gravou no estúdio Covil do Dragão.

Para DJ Vibe, o grande desafio lançado a Sam The Kid prendia-se com a velocidade do seu ‘beat’, que “não é a mesma da do hip hop que ele costuma fazer” – para Sam The Kid, era que história queria contar. “Do que é que vou falar? Às vezes, basta um tópico para se fazer uma luz – e, realmente, o que o ‘beat’ me estava a transmitir era mesmo a cena dos BPMs, a cena ser rápida, a cena de pensar que quando estamos numa rotina de adultos ocupados estamos sempre numa correria. O Sam the Kid comece a ir por esse ‘brainstorm’: rapidez, correria, o stress do dia a dia, estás aqui, estás ali. “Curiosamente, fiz a música no meu prisma mas tive o cuidado de pensar que esta letra também era do Vibe, também era a vida dele”.

“Correria” tornou-se, assim, o encontro sublime entre DJ Vibe e Sam The Kid. “O Vibe até ficou surpreendido porque convidou-me para fazer um som com ele e, de repente, eu fiquei com um sentimento de posse: posse do produtor, posse em relação ao videoclip. ‘Vamos fazer isto, vamos trabalhar os dois porque esta é a nossa música e eu estou tão dedicado e entusiasmado como se o single fosse meu’. Isto não é uma participação: esta é a nossa música”, assume Sam The Kid. “Está no disco dele mas é a nossa música”.

“Levo magia na bagagem”, dispara Sam The Kid em “Correria” – que não restem dúvidas: “Correria” é mesmo um momento mágico, um daqueles acontecimentos que só dois incontornáveis conseguem alcançar.

Já amanhã, haverá evento de apresentação na Musa de Marvila, pelas 18h.

Sem comentários: