quarta-feira, 6 de julho de 2005

Xutos & Pontapés – “Ao Vivo No Pavilhão Atlântico” (DVD, Universal)



Os Xutos & Pontapés são a maior banda de rock em Portugal. Os anos passam por eles sem se dar conta disso.
Já lá vão 25. Um quarto de século comemorado com dois concertos (8 e 9 de Outubro de 2004) no Pavilhão Atlântico. Esta foi a maior produção de sempre levada a cabo por uma banda portuguesa.
Os Xutos faziam anos, mas foram eles a dar as prendas. Primeiro, duas noites memoráveis de concerto, agora um DVD recheado de emoções.
Ao partir para a gravação destes concertos, Manuel Amaro da Costa, o produtor, deve ter-se debatido com algumas questões. Como levar até casa de cada um as noites vividas em Outubro? Como transportar para fora do pavilhão estas memórias?
Filmar o concerto apenas como concerto, não seria de todo a solução mais correcta. Por isso Manuel Amaro da Costa, sem perder o essencial da questão, traz até nós um concerto em que o ponto central são os músicos que estão em cima do palco em forma de X. Temos assim frente aos nossos olhos o lado mais humano da música dos Xutos. E claro, temos a massa humana em delírio, vibrando a cada acorde. Os músicos oferecem a sua arte, o público agradece e retribui calorosamente. Fica na retina a imagem de um puto, para aí com uns 7 anos, aos ombros do pai a cantar "Vida Malvada". Ficam no ar muitos braços cruzados em forma de X.
Foram mais de duas horas de suor. 32 músicas. Muitas vidas. Irrepreensível. Tudo pensado ao mais "Pequeno Pormenor". Estiveram em grande os Xutos & Pontapés.
E agora para nosso contentamento temos em mãos um DVD, com uma imagem sublime que capta na perfeição a "Vida Malvada" deste grupo.
Mas não é tudo. Temos ainda um extra de 40 minutos em que nos é mostrado o outro lado deste concerto. Uma pequena delicia. Desde os ensaios, até à montagem do palco, passando pelos testes de luz, descobrimos todo esforço envolvido para que a 8 e 9 tudo estivesse afinado. Ficamos também a conhecer aqueles que ao longo dos anos fazem parte da "família" que acompanha os Xutos na estrada.
E mais uma vez temos o público impaciente à entrada do Pavilhão, aguardando a abertura das portas. O público que vibra. O público que faz dos Xutos uns senhores.
E a banda de forma humilde entrega-se a cada um deles e entrega-se agora a cada um de nós que temos este DVD para os ver sempre que for nosso desejo.


Nuno Ávila

Sem comentários: