segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

The Blood Safari - “The Blood Safari” (Rastilho Records)


E eis que vê a luz do dia o primeiro registo do novo projecto de Victor Tropedo e Pedro Xau dos extintos The Parkinsons. Nos The Blood Safari, grupo com morada em Inglaterra, o duo português é acompanhado por Charli Fink nas vozes (que desempenhava o mesmo papel nos Penthouse) e Glen Chapman na bateria (passou pelos Police And Thieves e Black Time).
Neste EP, em vinil, editado pela Rastilho Records, encontramos três temas, em que verificamos que a arte criadora de Tropedo, está a regressar aos seus tempos de meninice. Passo a explicar. Neste disco a inspiração mais forte não vem de uns The Parkinsons, mais punk, mas sim de uns Tédio Boys mais rock’n’roll. É Victor Tropedo a viajar na máquina do tempo, até à altura em que dava os primeiros passos na música.
Aliás, são referências assumidas deste projecto bandas como os Cramps ou os Gun Club e estilos como o rockabilly dos anos 50, a country music ou o garage. Todo este amontoado de cores e sons deu vida aos Tédio Boys. E agora são as vitaminas que fazem crescer os The Blood Safary.
Aqui estamos perante três temas, que se nos apresentam à vista, bem sujos, trazendo dentro de si todo o espírito de 77. Estamos perante um disco em que a o lema Do It Yourself nos é mostrado em todo o seu esplendor.
Este é um registo que vive à volta das guitarras, onde se destaca uma forte bateria em “Zombie Slave”. A voz mostra-se versátil, provando poder moldar com a mesma mestria temas rápidos e canções mais arrastadas. O baixo discreto faz o que lhe pedem e muito bem.
Estamos assim perante três temas bem musculados, que mostram que ainda faz sentido criar músicas directas e sem grandes artefactos. Aqui o som é arrumado à cara do ouvinte com tal violência, que é impossível ficar-se indiferente. Atitude 100% punk.
Apressem-se a comprar uma das 500 cópias deste EP, ou arriscam-se a deixar passar ao lado uma banda que ainda vai dar muito que falar. Depois não digam que eu não avisei.

Nuno Ávila

Sem comentários: