16 de Janeiro/ Pombal
3 a 6 de Fevereiro/ Marinha Grande
Em janeiro A Música Dá Trabalho passará por Pombal, levando consigo o artista multidisciplinar Leonardo Pinto (com o seu projeto Thispage), um exemplo notável de talento local em ascensão. Leonardo, que participou na primeira edição do projeto "Omnilab" - também promovido pela CCER Mais -, já demonstrou o seu potencial criativo ao integrar uma residência artística que reuniu cinco jovens músicos para compor um tema original e uma versão de uma banda de Leiria. Em Pombal, apresentará o seu trabalho na ETAP, em modo estreia, inspirando os alunos com o seu percurso e versatilidade artística.
A música dá trabalho.
É verdade.
Contudo, um grande e antigo problema que encontramos é a perceção errada de que a música é um trabalho "inferior", "instável" e "exclusivo".
O que é mentira.
Aquilo que, para mim, o projeto "A música dá trabalho" oferece é uma nova visão que visa perceber a realidade das várias áreas da música.
A área musical é enorme e, muitas vezes, os jovens desconhecem aquilo que acontece por detrás das "cortinas".
E, ao terem esta visão mais abrangente, podem encontrar uma nova paixão, e não ficarem com receio de que a música ou as áreas artísticas não têm qualquer estabilidade.
Quer dizer, podem não ter estabilidade, se não forem ponderados e não pensarem em diversos planos. Mas, em qualquer área podem acontecer contingências.
Por isso, talvez valha a pena seguirmos os nossos sonhos, ponderadamente.
Na ETAP vou apresentar músicas do meu primeiro álbum "Nothingness", assim como algumas inéditas e o meu mais recente single "Paper boat".
Eu conheço, pessoalmente, alguns alunos e espero que, os que têm a mesma idade, os mais novos ou os mais velhos do que eu, os que têm medo de seguir uma área artística (ou outra) devido aos estigmas que têm ou os que ainda estão indecisos, vejam-me a tocar e pensem:
"Espera, eu conheço aquele rapaz. Também gostava de fazer uma coisa assim. Porque não tentar?"
Leonardo Pinto
No mês seguinte, o projeto visitará quatro escolas da Marinha Grande, onde a banda MDT, composta pelos elementos da própria equipa, trará um espetáculo único e interativo. Este espetáculo inclui versões de temas lançados por bandas editadas pela Omnichord, assim como a apresentação de um tema original que envolve a participação do público. O espetáculo combina humor, aprendizagem e pretende dar a conhecer projetos locais. Com um formato pensado para o público escolar, pretende-se oferecer um momento agradável e marcante, especialmente para muitos alunos que terão a oportunidade de assistir ao seu primeiro concerto.
Após a análise dum estudo feito em parceria com a ESECS, realizado através de um questionário feito aos alunos que assistiram a ações da Música Dá Trabalho, foi interessante e entusiasmante perceber que:
- Os alunos destacaram o impacto positivo do projeto, afirmando que as sessões os motivaram a pensar no seu futuro profissional e despertaram novos interesses na área musical
- A Música dá Trabalho reforçou a relação intrínseca entre criatividade e cultura, destacando a música como uma expressão artística essencial para a identidade e diversidade cultural
- A criatividade, considerada pelos participantes como essencial em qualquer profissão, foi estimulada em todas as atividades do projeto, do processo musical à criação audiovisual
- O projeto não só aumentou os hábitos e interesses musicais dos participantes, como também expandiu a sua visão sobre o papel da criatividade em diversas áreas profissionais
- A Música dá Trabalho demonstrou que a criatividade aliada à técnica pode transformar ideias em profissões, motivando os jovens a explorar carreiras no setor cultural e criativo
- A adesão positiva dos alunos e a valorização das profissões criativas reforçam o papel de A Música dá Trabalho como uma plataforma de inspiração e aprendizagem para o futuro
Estas conclusões confirmam a relevância e alcance dos objetivos d’A Música Dá Trabalho. Pretende-se que, para além da promoção da fruição musical, se promova a literacia e se valorize o trabalho e a profissionalização de todos os que contribuem para o setor da música e, mais ainda, de todos os que estão envolvidos nas ações nas escolas. Todas as ações têm como suporte o livro A Música Dá Trabalho com ilustrações de Tenório e textos de Hugo Ferreira e Patrícia Martins, que é distribuído, antecipada e gratuitamente a todos os alunos, que depois observam a chegada dos técnicos e produtores para montar o palco e sistema de som na sua escola. Da parte da manhã, as várias turmas vão sendo guiadas pelas várias estações representativas de diversas profissões na área da música, permitindo-lhes a possibilidade de as compreenderem e experimentarem. Após o almoço, todos os alunos reúnem-se para assistir a um concerto, com uma duração de cerca de 30 minutos de duração e que inclui explicações sobre as funções desempenhadas em palco.
Próximas ações A Música Dá Trabalho:
- 27 a 29 de Abril/ Águeda
- 7 a 9 de Maio/ Lousã
- 1 e 2 de Outubro/ Montijo
https://www.facebook.com/amusicadatrabalho
https://www.instagram.com/amusicadatrabalho/
Sem comentários:
Enviar um comentário