domingo, 11 de junho de 2006

AO VIVO NA FNAC DE COIMBRA


Rockumentário


Slow Soldier
New Under The Volt
AO VIVO
Dia 16 SEX 22H00



Slow Soldier é o nome de um projecto de João Ribeiro na área da música electrónica de componente mais dançavel. O resultado é um conjunto de retalhos que proporcionam uma viagem por diversas variantes da electrónica começando por uma linha de carácter electro mas com momentos de leveza melódica que contrastam com a intrusão de elementos mais rudes. Slow Soldier prepara-se para editar o seu primeiro álbum New Under The Volt.

Rockumentário
de Sandra Castiço
APRESENTAÇÃO
Dia 17 SÁB 22H00

Kaló, Filipe, Calhau e André personificam o rock'n'roll que define os Bunnyranch, uma das mais estimulantes bandas portuguesas, surgida do contexto rock'n'roll que caracteriza Coimbra. É acompanhando os quatro de perto, na sua relação com os amigos, a música e a cidade, que nos apercebemos que é a sua atitude, carisma e estilo de vida peculiar que os distingue, fazendo deles uma banda tão promissora. A projecção deste primeiro filme de Sandra Castiço conta com a presença do produtor António Ferreira.

Novo Canto Português
Novo Canto Português
AO VIVO
Dia 18 DOM 15H30

Novo Canto Português é um projecto muito intimista que se serve da acústica de quatro instrumentos: guitarra, viola, violoncelo e contrabaixo. Pedro Brito, Ramón Galarza, Fernando Silva e João Maló apresentam um trabalho que funciona como uma espécie de livro. Novo Canto Português liberta histórias, contadas de tema em tema, num álbum em que as canções dependem umas das outras como capítulos de uma obra que se quer intemporal.

Yesterday
Once Upon a Forest
AO VIVO
Dia 19 SEG 22H00

O projecto a solo Yesterday surge em 2001, pelas mãos de Pedro Augusto, como resultado de uma busca sonora para melhor representar uma fusão entre o antigo e o novo. Esta busca acaba por ser um retrocesso ao passado, às origens: não à música propriamente dita, mas aos costumes. As músicas que fazem parte da demo Once Upon a Forest, inteiramente gravada em formato caseiro, já foram apresentadas em festivais como "Fade In", em Leiria, ou em Las Vegas, EUA.

DIA EUROPEU DA MÚSICA

O Contributo dos Independentes na Diversidade Musical
APRESENTAÇÃO
DIA 21 QUI 21H00

Intervenientes:
Gonçalo Riscado (Transformadores)
Pedro Leitão (Monocromática)
Rui Ferreira (Subotnik)
Francisco Silva ( Músico – Old Jerusalem)

Moderador:
Fausto Silva (Rádio Universidade de Coimbra)

No final deste encontro, Francisco Silva apresenta-se ao vivo como Old Jerusalem. Depois de April, o regresso fez-se com Twice the Humbling Sun, um álbum editado em Abril de 2005 e considerado Disco do Ano pela principal imprensa portuguesa.

Diabo a Sete
AO VIVO
Dia 23 SEX 22H00

Os Diabo a Sete surgiram no início de 2003 em Coimbra e formaram-se a partir da vontade de tocar e reinventar a música portuguesa de raiz tradicional. Acreditando que os ritmos e melodias que tocam e ouvem não são meros ecos de um passado mumificado, este grupo traduz uma forma de interpretar a riqueza musical do nosso país, feita de permanências, esquecimentos e cruzamentos fecundos com outras culturas.

Twism
Banda Sonora
AO VIVO
Dia 24 SÁB 17H00

Com a força das palavras, Twism chega com a sua atitude e, aos 26 anos, é a grande revelação do hip hop nacional. O seu nome é a abreviatura de "The World is Mine" e está é a sua filosofia na vida e na música. Banda Sonora é o primeiro álbum a solo com 12 músicas e conta com participações de Royalistick, APC, Gi, Joe, Carla Sousa e Urania.

Aeminium
Coimbra Mal Amada
AO VIVO
Dia 24 SÁB 22H00

Fundado em 1997 na sequência do interesse manifesto pelo Fado e pela Canção de Coimbra, Aeminium tem como objectivo de dignificar esta cidade, levando a todos os pontos do país e do estrangeiro a sua cultura e a sua canção. Este Quarteto de Guitarras de Coimbra é composto por Carlos Jesus (Guitarra Portuguesa), Paulo Larguesa (Guitarra Clássica), Mário Gomes Pais (Cantor) e Felisberto Queirós (Cantor). Dada a diversidade da canção de Coimbra, em todas as suas vertentes, o grupo colabora com outros instrumentistas, tais como António Jesus e Bernardino Gonçalves, integrantes do grupo Guitarras de Coimbra, e também com cantores de renome, como Augusto Camacho, Vitorino, Janita Salomé, Luiz Goes e Sutil Roque.

GOTA
Gota
AO VIVO
Dia 25 DOM 17H00

Os GOTA são uma banda rock que apresenta o seu álbum homónimo. Este projecto, iniciado em Outubro de 2004, chega agora ao grande público apresentando temas em português. Não escondendo diversas influências musicais - do blues ao metal, do clássico ao étnico - Pedro Pires (voz) e João Barbosa (guitarras), mentores dos GOTA, contam com Vicky (bateria e percussões) e Pedro Joyce (baixo). Este primeiro trabalho tem ainda a participação especial de Manuel Rocha (Violino) da Brigada Victor Jara.

Kontágio
Saber Falar
AO VIVO
DIA 27 TER 18H00

Os Kontágio nasceram em 2004 e ocupam sem dúvida um lugar deixado vazio na cena rock tradicional portuguesa, com bandas como Além-Mar ou Ritual Tejo. São feitos de Portugal e Alemanha, dois países culturalmente distintos. O resultado é o rock romântico português a penetrar, de uma forma bastante positiva, no frio alemão. Todos eles começaram desde muito cedo a trabalhar com a música, tanto na cena rock, no hip-hop, na soul, no gospel ou na música de dança. Mas quando se conhecem, é a língua portuguesa a eleita como veículo de expressão, e o Rock como o motor que a faz funcionar e alcançar o público.

Sem comentários: