sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

YOLANDA SOARES NO COLISEU DO PORTO




















Com a participação especial da harpista da Casa Real Inglesa, Claire Jones, e vários convidados especiais, o novo espectáculo da soprano/cantora crossover Yolanda Soares inspira-se na carreira de Amália, uma época de novas abordagens e sonoridades para o Fado, em que a fadista cantou, entre outros compositores, as melodias de Alain Oulman e incluiu no seu repertório poesia mais erudita.

Em Royal Fado, a harpa, instrumento inesperado e surpreendente no fado, protagoniza diálogos com a guitarra portuguesa, acompanhando a voz única e bela de Yolanda Soares. Com um requinte e qualidade inigualáveis em alguns dos temas mais românticos da vida de Amália como ”Com que voz", "Amêndoa Amarga" , "Soledad", "Lianor", entre outros temas.

É uma homenagem a Amália e ao romantismo da sua época mais inovadora e virtuosa, onde os fados quase faziam lembrar óperas aos ouvidos dos guitarristas que acompanhavam Amália e que diziam ironicamente: "Lá vai ela para as óperas". São Fados que foram apelidados mais tarde como sendo as "óperas” de Amália.

Em Royal Fado, Yolanda Soares une mais uma vez a música erudita, o canto lírico, o universo da ópera ao Fado, obtendo um "Fado" misterioso, emotivo e elegante que contagia e envolve pela diferente abordagem musical que inclui ainda percussões místicas orientais, o cajon e o violino.

Convidados especiais
Harpista da realeza de Inglaterra Claire Jones
Direcção musical /arranjador do álbum Royal Fado, Chris Marshall
Grupo coral Alma de Coimbra
Bailarino de Tribal Fusion Horus Mozarabe
Bailarina de Flamenco Isabel Rodriguez
Campeão mundia de Showdance Victor Da Silva
Estrela mundial de danças latinas Anna Melikova
Tenor Bruno Almeida

Sem comentários: