segunda-feira, 13 de julho de 2020

MARGARIDA PINTO COM NOVIDADES

“É assim que as minhas, como muitas outras canções, vêm ao mundo: um dia sento-me ao piano e aquilo que era apenas uma linha melódica entrelaçada numa fiada de palavras pronta a sair-me da boca, ou um balançar harmónico dos dedos sobre as teclas, encontra a sua outra metade. É uma construção frágil que necessita de cuidados: gravação , arranjos, produção, misturas, tempo. Faço o meu melhor para as apresentar na sua melhor versão. Mas a verdade das verdades, é que elas nunca deixam de ser estas, as que existem e resistem na sua versão mais simples: em piano e voz. E às vezes é só disso que elas precisam. E quem sabe, pode até ser o bastante . Por esse motivo começo esta série #Piano e Microfone enquanto a conjectura nos vai trocando as voltas.

É a minha maneira de as partilhar “ao vivo”, ainda que não em directo. Começo com a minha versão do “Manual de sobrevivência”, porque fala disso mesmo, da importância do essencial. Espero do fundo do coração que gostem.”

Margarida Pinto

1# Piano e Microfone
“Manual de sobrevivência” , letra e música de Xana

Gravado e misturado por Margarida Pinto em Junho 2020
Realização : José Pedro Sousa
Pós produção : Mario Gaspar
Design gráfico : Leone Niel

“ Conheci este tema em 1998, tocado ao vivo pela Xana numa entrega de prémios de música. Foi um momento muito marcante para mim, pela beleza da canção e pela verdade com que a Xana a interpretava. A mensagem que carrega foi e continua a ser fundamental para mim, e acompanhou-me sempre no longo percurso da concretização deste álbum. Quando tantas questões e dúvidas se levantam , quando tentamos descobrir como sobreviver a nós próprios mais às dificuldades que a vida nos vai pondo à frente, este “Manual de sobrevivência” dá-nos a resposta ao que podemos fazer e que depende apenas de nós: celebra-te ! Se não puderes celebrar grandes vitórias ou acontecimentos celebra-te a ti. Às vezes é o que basta. Esquece o resto, o que já não faz parte, o que já foi e não sabes se volta a ser. Aquilo que tens agora -e que és tu- tem de te bastar. Brinda a ti. Já todos passámos por maus momentos, todos estivemos em lugares menos bons , mas continuamos sempre a levar-nos em frente. E isso é algo que não valorizamos o suficiente. Sermos capazes de ultrapassar momentos bem difíceis e depois podermos estar num bom momento a olhar para trás e dizer “ fui capaz de passar por tudo isto e pôr-me bem outra vez. Um brinde a mim!” Margarida Pinto in Encontros Imediatos, Antena1.
 

Sem comentários: