quinta-feira, 10 de setembro de 2020

LAVOISIER E VUM VUM JUNTOS EM CONCERTO















Vum Vum, nome histórico da música angolana, terá participação especial no concerto do próximo domingo, na Casa do Capitão, em Lisboa, onde Patrícia Relvas e Roberto Afonso vão passar em revista canções da sua já considerável carreira.

Quando em abril de 2019 os Lavoisier se juntaram em palco com o músico angolano Vum Vum, estávamos certos que esse era um momento único e irrepetível. O convite partia de uma homenagem evocativa a “Blackground”, obra de culto na história dos também angolanos Duo Ouro Negro, reeditada nesse mesmo ano pela Armoniz, a mesma editora que carimba o selo de “Miguel Torga por Lavoisier: Viagem a um Reino Maravilhoso”, o mais recente disco do duo formado por Patrícia Relvas (voz) e Roberto Afonso (guitarra), onde partem da poesia do escritor transmontano para uma ode à Natureza e à literatura portuguesa. 50 anos antes desse 2019, Vum Vum gravara o clássico EP "Muzangola", onde conquistaria a atenção de todos pela sua capacidade técnica vocal extraordinária, escrevendo então uma página de história no passado e que permanece até ao presente.

É assente na ponte temporal entre passado, presente e futuro, que os portugueses Lavoisier apresentam um concerto de encerramento de um verão atípico e inesperado, com canções que fazem um retrato da sua já considerável carreira, composta por três longa-durações, inúmeras participações e respeitadas homenagens, como a que prestaram a José Mário Branco.

Como espelho de um ano fora do comum, quebram o previsível e voltam a convidar a lenda angolana Vum Vum para uma participação especial neste concerto e, quem sabe agora, se definitivamente irrepetível.

Lenda da música angolana e figura incontornável do rock do seu país, Vum Vum começou ainda criança na música. Mais tarde, já em Lisboa, assinou contrato com a Valentim de Carvalho. Em 1969, edita o EP “Muzangola”, que deixa surpresos pela forma única como fundia e cantava música angolana, funk e outras sonoridades negras. Nos anos 70 escreve para os Duo Ouro Negro e grava “Eusébio Miúdo e Senhor”, tema para a banda sonora do filme dedicado ao “Pantera Negra”. Na segunda metade da década de 70 edita o ilustre disco “Salalé” (um autêntico culto) e “Brasil”, este juntamente com os brasileiros Os Cariocas. Posteriormente vive na Alemanha, onde edita um outro e mui bem recebido disco chamado “Muzangola”, e volta a Angola. Aos 77 anos de idade, continua a “rockar” como ninguém.

Patrícia Relvas e Roberto Afonso formaram os Lavoisier em 2012 com o objetivo de explorar as raízes tradicionais da música portuguesa através de uma guitarra elétrica e duas vozes. Desde então editaram já três álbuns – "Miguel Torga por Lavoisier: Viagem a um Reino Maravilhoso" (2019, Armoniz), “É Teu” (2017, edição de autor) e “Projeto 675” (2014, edição de autor). Em 2019, integraram ainda o disco de homenagem a José Mário Branco, "Um disco para José Mário Branco" (Valentim de Carvalho). Ao longo dos últimos anos atuaram nos mais diversos festivais e salas de espetáculos dentro e fora de Portugal, conquistando a atenção da imprensa e público pelas intensas prestações em palco.

Lavoisier
c/participação especial de Vum Vum
Casa do Capitão, Lisboa
Domingo, 13 de setembro, 18:30
7 euros
Bilhetes à venda aqui e nos locais habituais

Sem comentários: