quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

DAPUNKSPORTIF COM NOVO SINGLE




















Com quase década e meia de estrada, três álbuns editados, muitos concertos e projectos paralelos com músicos bem conhecidos, os DAPUNKSPORTIF continuam a querer conduzir-nos numa viagem desenfreada, desta vez com regresso marcado. Uma banda com uma identidade muito própria – “uma bateria forte que nos agarra à estrada, guitarras que nos encostam à berma e uma voz que indica as direcções”, nas palavras do seu núcleo criativo, João Guincho e Paulo Franco.

“Soundz of Squeeze’o’phrenia - SOS”, com edição da Rastilho Records, é o mais recente trabalho de originais da banda e foi lançado no dia 9 de Fevereiro. O álbum, inspirado na “esquizofrenia” global que se vive hoje em dia, em que tudo é incerto, propõe uma reflexão sobre a incapacidade que as pessoas têm em processar a quantidade vertiginosa de informação com que são bombardeadas.

Encontrado o nome - ponto de partida para todo o processo criativo – seguiu-se uma busca no banco de riffs guardados na “cave”. Munidos de um sampler e sozinhos no seu estúdio em Peniche, começaram a trabalhar nas letras tal como faziam no início da sua formação. Um verdadeiro regresso às origens em toda a sua simplicidade mas com a colaboração de dois novos “cúmplices”. Fred Ferreira, baterista e co-produtor do disco, deu o seu cunho pessoal, imprimindo ao álbum um sentido rítmico e estético muito próprio. Ricardo Riquier, engenheiro de som, trouxe uma nova forma de captação e gravação dos diferentes instrumentos. Tudo conjugado permitu colocar o som de “SOS” em 2018 sem nunca perder a essência rock.

Depois do sucesso de “Trouble”, “Ghost Town” é o segundo single escolhido. Com uma toada mais introspectiva, calma e com menos velocidade, assume um registo menos comum nos DAPUNKSPORTIF mas que surge em algumas faixas deste álbum explorando ambientes mais densos. É precisamente para um ambiente denso e obscuro que o videoclipe, realizado por Hugo Lage, nos transporta. Uma cidade fantasma, onde o protagonista vagueia, num silêncio quase ensurdecedor, por ruas desertas, abandonadas e vazias de tudo - de pessoas, de emoções, de espaços, de barulhos, de vida.

É o oposto de tudo isto a que vamos assistir no concerto de lançamento de “SOS”, no Sabotage, em Lisboa, no dia 17 de Fevereiro, onde haverá tempo e espaço para improvisar em algumas músicas e para revisitar temas antigos, com novos arranjos. A atitude dos DAPUNKSPORTIF em palco é coesa e sempre a debitar potência com intensidade e velocidade máximas. Será uma experiência, no mínimo, electrizante, capaz de despolarizar os cérebros mais inertes.

Os DAPUNKSPORTIF continuarão a conduzir-nos numa autêntica “Rollercoaster” um pouco por todo o país:

17 Fev: Lançamento Sabotage Rock Club (Lisboa)
24 Fev: Bar Danau (Baleal-Peniche)
03 Mar: Bang Venue (Torres Vedras)
10 Mar: Texas Bar (Leiria)
17 Mar: Ceira Rock Fest (Coimbra)
07 Abr: Associação AO62 (Caldas da Rainha)
14 Abr: Bafo de Baco (Loulé)
20 Abr: Uncle Joe's (Esmoriz)
21 Abr: Vadia Brew Pub (Oliveira de Azeméis)
28 Abr: Marginália (Portimão)
05 Mai: Capote Fest 2018 (Évora)
12 Mai: Titanic Sur Mer (Lisboa)

A formação dos DPS ao vivo é: Paulo Franco (voz e guitarra), João Guincho (guitarra), Fred Ferreira (bateria) e João Leitão (baixo).
 

Sem comentários: