segunda-feira, 24 de março de 2008

OS CONTOS DE MALDOROR EM CD





MALDOROR POR MÃO MORTA
(o disco)


DISCO À VENDA NO SITE DA COBRA DISCOS (www.cobradiscos.org) E NA TOUR MALDOROR

"Maldoror" é uma edição de luxo, limitada a 2.000 exemplares para venda nos teatros onde o espectáculo é apresentado e online em www.cobradiscos.org , que tem o formato de um pequeno livro de capa rígida forrada a tecido contendo os excertos de "Os Cantos de Maldoror" utilizados acompanhados por ilustrações da artista plástica Isabel Lhano. Não haverá reedições.

A "Maldoror", o espectáculo que os Mão Morta apresentaram no Theatro Circo de Braga, a 11 e 12 de Maio de 2007, baseado no livro "Os Cantos de Maldoror" que Isidore Ducasse, sob o pseudónimo de Conde de Lautréamont, deu à estampa nos finais do séc. XIX, Nuno Couto e Filipe Lourenço gravaram-lhe o som ao vivo, que foi depois misturado para a obtenção de uma obra autónoma.

É essa obra que agora a Cobra edita em disco, o primeiro álbum duplo do grupo, que se organiza como uma colecção de canções e ambientes sonoros por onde a voz de Adolfo Luxúria Canibal interpreta as visões e as histórias retiradas das páginas de Isidore Ducasse, dando-lhes espessura e mistério. Trabalho conceptual, na linhagem do que a banda já havia feito com "Müller no Hotel Hessischer Hof", este "Maldoror", 10.º álbum de originais da banda, constitui um mergulho no mundo terrível do herói homónimo, povoado por homens com cabeça de pelicano, acoplamentos horrorosos, naufrágios, violações, combates sem tréguas…

Ficha Técnica


Selecção de texto, versão portuguesa e adaptação de Adolfo Luxúria Canibal a partir do texto original francês de Isidore Ducasse, O Conde de Lautréamont.
Música original de Miguel Pedro, excepto "O Herói (pt. 2)", original de António Rafael, e "O Sonho", original de Vasco Vaz. "A Prostituição" contém sampler construído e cedido por Zé dos Eclipses.
Interpretação por Mão Morta – Adolfo Luxúria Canibal: voz / Miguel Pedro: electrónica e bateria / António Rafael: teclados e xilofone brinquedo / Sapo: guitarra / Vasco Vaz: guitarra e xilofone brinquedo / Joana Longobardi: baixo e contrabaixo.
Gravado ao vivo no Theatro Circo, em Braga, a 11 e 12 de Maio de 2007, por Nuno Couto, com assistência de Filipe Lourenço.
Misturado e masterizado por Nuno Couto em Novembro e Dezembro de 2007 nos Estúdios Boom, em Vila Nova de Gaia.
Pintura da capa e ilustrações de Isabel Lhano.
Design gráfico e paginação de Andreia Alves Mendes

DISCO 1
1. O HERÓI – pt. 1 (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
2. O HERÓI – pt. 2 (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – António Rafael)
3. A MALDADE (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
4. A PROSTITUIÇÃO (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
5. A MENINA (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
6. O NAUFRÁGIO (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
7. A CÓPULA (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
8. A POESIA (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro

DISCO 2
1. A PORCARIA (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
2. O SONHO (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Vasco Vaz)
3. O ESCARAVELHO (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
4. O PEDERASTA (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
5. O BELO (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
6. A POÇÃO (Isidore Ducasse / Adolfo Luxúria Canibal – Miguel Pedro)
7. O HERÓI – pt. 1 (Instrumental) (Miguel Pedro)

APRESENTAÇÕES

"Maldoror", por Mão Morta, estreou em Braga, no Theatro Circo, a 11 de Maio de 2007, com sala esgotada, a que se seguiram novas apresentações, também com sala esgotada, ainda no Theatro Circo, a 12 de Maio, e no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, a 19 de Maio, tendo sido entusiasticamente recebido quer pelo público quer pela crítica.

Dando cumprimento ao desiderato de levar o espectáculo ao maior número possível de palcos, "Maldoror" continua em digressão para mais quatro apresentações nacionais, ficando reservada a despedida para o mesmo Theatro Circo de Braga onde aconteceu a estreia. São estes os locais onde "Maldoror" ainda poderá ser visto:

Faro – Teatro das Figuras (dia 5 de Abril pelas 21h30)
Estarreja – Cine Teatro de Estarreja (dia 12 de Abril pelas 22h00)
Lisboa – Grande Auditório da Culturgest (dia 23 de Abril pelas 21h30)
Braga – Theatro Circo (dia 3 de Maio pelas 22h00)

Sem comentários: