segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AbztraQt Sir Q - “Warmony” (Meifumado)




















Desconstruir. Desalinhar. É por estes princípios que se rege a musica dos AbztraQt Sir Q. A banda constrói um rock que foge ao tradicional. Existe por aqui muita mestria na arte de alinhavar canções. Porque sem construírem canções demasiadamente estranhas conseguem uma originalidade só comparável a uns Pop Dell’Arte ou Mler Ife Dada. Pedaços de som que são tudo em poucos minutos. Variações constantes que ajudam a construir um todo coerente.
Mente inspirada a de Peter Chui, o guitarrista neurótico, que comanda este colectivo desde o inicio. É ele o grande criador de um estilo que reconhecemos a milhas como AbztraQt Sir Q. Neste momento Peter é acompanhado por Andy Newman o baterista pedante, Dichma Rahma a vocalista inconstante e Egon Crippa o baixista esquivo.
Depois de dois longa durações, chega agora um EP de quatro temas, só vendável digitalmente.
Apesar de mudanças no colectivo, a banda continua a manter a sua marca e a deleitar-nos com o sua saudável esquizofrenia. É sempre bom a presença de bandas que primam pela diferença. Eles fazem assim, porque sim! Sem medo. São frontais. E com tudo isto ganham pontos.
São quatro temas que devem ser sorvidos lentamente afim de se apanharem todos os pormenores. Construções complexas, mas que não se desmoronam facilmente. Um EP coerente, mas onde apesar de tudo os grandes destaques são ”Warmony” e “Qanimale”.
No dia em que os AbztraQt Sir Q  escreverem uma canção linear teremos o caldo entornado. Enquanto assim continuarem temos a grande certeza de estarmos perante uma das bandas mais inventivas  que nos oferece a musica portuguesa.
E como se diz:”de poeta e de louco todos temos um pouco”. Neste caso concreto de musico e de louco eles têm um pouco.

Nuno Ávila

Sem comentários: