António Chainho vai apresentar o seu mais recente trabalho “Cumplicidades – 50 Anos de Carreira” em três concertos em Setembro: dia 4 (sexta-feira) noFestival Sou do Fado (Teatro Nacional São Carlos), dia 6 (domingo) na Festa do Avante (Palco 1º de Maio) e a 19 no Festival Caixa Alfama (Lisboa).
Festival “Sou do Fado” (Largo de São Carlos a 4 Set): será um concerto puramente instrumental, que percorrerá a extensa obra instrumental do Mestre Chainho, contando para o efeito com importantes convidados como o basco Kepa Junquera no acordeão, Marta Pereira da Costa na Guitarra Portuguesa e o trompetista português, residente em Londres, Raul D’Oliveira, músico que tem integrado recentemente digressõesde artistas como Sting ou Elton John.
Festa do Avante (Auditório 1º de Maio a 6 de Set): um concerto voltado para o lugar da música portuguesa no contexto da world music, o mais próximo do seu recente disco “Cumplicidades” e onde Chainho será acompanhado pelas grandes vozes cúmplices de Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (Deolinda), Filipa Pais, Hélder Moutinho e o Grupo Coral e Etnográfico da casa do Povo de Serpa, talvez o mais importante grupo de Cante Alentejano da atualidade, e ainda pelo trompetista Raul D’Oliveira.
Festival Caixa Alfama (Palco Caixa a 19 Set), trata-se de um concerto de Mestre António Chainho centrado no seu repertório de Fado, quer instrumental, quer cantado, assim como em diferentes temas cantados que cruzam o Fado com a música brasileira e africana, retirados da sua extensa discografia, contando com o regresso ao Fado por parte de Paulo de Carvalho, voz única e um dos mais prolíficos compositores de Fado dos últimos 20 anos, da cantora e fadista Filipa Pais, voz singular com uma discografia própria no Fado, e Ana Vieira, versátil cantora que a par de Filipa Pais têm acompanhado o Mestre nas suas tournées dos três últimos anos.
Para este três concertos, Mestre António Chainho será acompanhado pela sua banda, constituída por Ciro Bertini (baixo, acordeão e direção musical), Tiago Oliveira (viola), Ruca Rebordão (percussão) e Diogo Carvalho (percussão).
“Aprender a Sorrir” com participação de Vanessa da Mata é o single de apresentação de “Cumplicidades – 50 Anos de Carreira”, o mais recente trabalho do Mestre e um tributo pessoal à viagem de uma vida, de uma carreira de 50 anos e, num certo sentido, a expressão máxima de uma visão muito própria do lugar da Guitarra Portuguesa na música.
Para o concretizar, Mestre António Chainho chamou pela primeira vez um grande número de artistas Portugueses para com ele colaborarem. Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (Deolinda), Sara Tavares, Fernando Ribeiro (Moonspel), Hélder Moutinho Paulo Flores, Kepa Junquera, Raul D’Oliveira ou Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, todos responderam ao desafio de interpretarem com António Chainho uma nova composição do mestre. O mesmo aconteceu com a cantora e compositora brasileira Vanessa da Mata, que participa no tema “Aprender a Sorrir”, single de apresentação deste novo trabalho.
Os 50 Anos de Carreira de Mestre António Chainho têm o apoio da Associação Mutualista Montepio no âmbito das comemorações dos seus 175 anos. “Cumplicidades” tem ainda o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores e do Museu do Fado.
Mestre Antonio Chainho

Sem comentários:
Enviar um comentário