sexta-feira, 17 de abril de 2020

NOVO SINGLE DE NUNO RIBEIRO





















Nuno Ribeiro escreveu, compôs e produziu “Tarde Demais”, aquele que será o primeiro single de um EP a ser editado ainda este ano.

A canção nasceu durante a quarentena e o vídeo foi também criado e filmado em casa. Nuno Ribeiro conta como tudo aconteceu:

“Durante a minha actuação no #FestivalEuFicoEmCasa, não sei se foi por estar em casa, por estarmos unidos numa luta comum, achei que fazia todo o sentido partilhar algo íntimo com todos os que estava a assistir. Assim sendo, decidi tocar uma música original que tinha combinado com a minha editora lançar apenas em maio ou junho. As reacções foram tão fortes que de repente percebi que a música já não era só minha. Era a altura de a libertar.
Falei com a minha editora e pus mãos à obra. Tenho a sorte de viver com o meu irmão que é realizador e fotógrafo e a minha namorada que é maquilhadora. Tirámos a foto da capa do single e gravámos o videoclipe em nossa casa. Todos sabemos que este é um momento do qual nunca nos iremos esquecer, por mais anos que passem. Estou certo que durante os anos que aí virão lembrar-me-ei, sempre !, do momento em que vos toquei esta música pela primeira vez e de como todos juntos ultrapassámos as dificuldades do momento.”

“Tarde Demais” acontece 2 anos após o lançamento do seu primeiro single “Tu”, precisamente em Abril de 2018. Desde então não tem parado, incluindo espectáculos, composições e produções para si e para outros artistas confirmando-se a cada dia como um dos maiores talentos da actualidade da música portuguesa.

A nova canção, já está disponível em todas as plataformas digitais, com o selo Warner Music Portugal
 
Sobre Nuno Ribeiro:

 Aos 16 anos, Nuno Ribeiro ficou em quarto lugar no The Voice. A sua participação foi muito positiva e o facto de não ter entrado em disputas com ninguém, ajudou-o e isso passou para as pessoas.

Antes de entrar no programa já gostava muito de música – sempre foi uma coisa que quis fazer, embora ainda não dissesse: “é isto”. O concurso ajudou-o a entrar no meio e a perceber: “é mesmo isto que quero”. Uma rampa de lançamento que lhe conferiu experiência.

Nos 6.º e 7.º anos Nuno era um rebelde. Mas, a partir dos 16 anos, depois de ter aparecido na televisão, achou que estava na altura de começar a ter planos mais concretos para a sua vida. Entretanto entrou em Geografia, iniciando os estudos universitários na Faculdade de Letras do Porto. Devido a incompatibilidades de horário, congelou a matrícula – que poderá retomar a qualquer momento – para se dedicar em pleno à música, que por vezes implica noitadas até às 6h da manhã.

Quando saiu do concurso televisivo começou a compor de imediato. Esteve com alguns produtores antes de iniciar o trabalho com Vítor Silva, o produtor do seu primeiro álbum. O single “Tu” foi a primeira criação de ambos.

Seguindo o espírito do DIY o talento para a música está-lhe no sangue: o irmão tocava bateria e Nuno seguia-lhe as pisadas, e o pai tocava guitarra e logo depois o filho dedilhava acordes. A irmã mais velha também cantava.

Nuno chegou mesmo a ter uma banda “mais amadora” cujo baterista era o seu irmão. “A minha mãe é a única mais calminha, de resto é uma barulheira aqui em casa”, confessa.

Com uma ligação quase umbilical à família e aos amigos, Nuno ambiciona viajar mais – refere Brasil, Angola, Reino Unido –, mas para viver a escolha recairá sempre sobre Portugal. Lembrando uma viagem recente, gostou do “espírito” de Amesterdão, “uma cidade com uma mente muito aberta”.

Depois de “Tu”, o single de estreia, seguiu-se “Longe”, em Outubro de 2018, que se transformou num verdadeiro êxito, com cerca de 6 000 000 de visualizações no Youtube e com passagem em todas as grandes estações de radio em Portugal, ocupando ainda hoje os lugares cimeiros de vários TOP’s.

Em Março de 2019 sai o terceiro single “O que fomos” que conta com um featuring de David Carreira e conta já com cerca de 2 000 000 de visualizações do seu vídeo e em Junho o quarto single com a participação de Rogg e que antecedeu o lançamento do álbum estreia “Nuno Ribeiro”.

Para Lá Das Oito” é mais um grande êxito tendo já ultrapassado milhão e meio de visualizações no YouTube e mais de 800 000 plays na plataforma Spotify.

E ainda no início de 2020 Nuno Ribeiro lançou um video para o tema “Assim Já Não vai Dar”, também do álbum estreia e que em apenas 3 meses já foi visto 700 000 vezes.

Para além da carreira a solo, Nuno Ribeiro não tem tido mãos a medir. Tem escrito e produzido para nomes grandes do panorama musical português como Olavo Bilac, Matay, Sea, para David Carreira, Sara Carreira e Mickael Carreira e até para o próprio Tony Carreira.

Porque “o melhor ainda está para vir”, Nuno Ribeiro é um artista com um talento absolutamente incrível e que tem revelado – seguramente – aos portugueses como um dos maiores talentos da sua geração.

Se 2018 e 2019 foram os anos da descoberta, 2020 será o ano da afirmação.
 

Sem comentários: