quarta-feira, 6 de maio de 2020

SUN BLOSSOMS NA MÚSICA DA CASA










Sun Blossoms é o projeto pessoal e intransmissível desenvolvido nos anos formativos do Alex. Aos 15 anos começa a escrever as canções que fariam parte da sua primeira cassete homónima, editada 2 anos depois pela Revolve. Desde então lança também o single "GLUE", em 2016 e o EP "Cruising" em 2018 pela Spring Toast Records e compromete-se a formar trios com alguns dos seus músicos preferidos de Lisboa para interpretar as canções ao vivo. Há qualquer coisa de suburbano na forma como Alex Fernandes aborda a música que compõe à guitarra. Se na base das suas canções encontramos a repetição encantatória do riff (tão celebrada, p. ex., nos Velvet Underground ou nos Brian Jonestown Massacre), é no seu tratamento do peso e do ruído que encontramos um manifesto contra o tédio niilista dos nossos tempos, algo que é historicamente transversal ao psicadelismo, ao punk e ao grunge. Avolumada pelo baixo de Alexandre Rendeiro e pela bateria de Luís Barros (ambos seus colegas em Alek Rein), a guitarra de Alex Fernandes rasga linhas de fuga melódicas que facilmente se incendeiam em sessões catárticas de improviso, gestos que lembram as explorações sonoras de um Mizutani. O trio gravou durante alguns dias de Março de 2018 as canções que se tornaram no álbum, lançado em Janeiro de 2019.
Já é conhecido o cartaz para o Mês de Maio, da Música da Casa - a plataforma de melómanos que organiza concertos pagos, com o valor angariado através de uma subscrição mensal. Depois dos primeiros concertos em Abril, com Fast Eddie Nelson, Mr. Gallini e Tape Junk, anunciam agora, para o próximo mês, 4 concertos:

Sun Blossoms - 09 de Maio - 18:30

LaBaq - 16 de Maio - 18:30

Daniel Catarino - 24 de Maio - 18:30

Birds are Indie - 29 de Maio - 21:30

Os promotores da iniciativa sem fins lucrativos prometem ainda um 5º Concerto, de uma banda que será escolhida pelos membros que escolheram a subscrição Major Tom.

Os concertos são exclusivos para membros, e visionados através de um grupo fechado no Facebook. Após a Pandemia, o objectivo é que os concertos passem para as salas, ao vivo.

A adesão a esta plataforma é feita através de www.patreon.com/musicadacasa

Sem comentários: