sexta-feira, 16 de junho de 2023

PECULIAR LANÇA NOVO SINGLE "CHORA"





















"Chora" é o novo single de PECULIAR, novo talento do panorama da pop e eletrónica emergente em Portugal e que agenda a edição do seu EP de estreia para outubro 2023.

Depois de em janeiro ter escancarado a porta de entrada na música portuguesa com o seu single de estreia a solo "Lua", o artista volta agora às edições com "Chora", uma canção que reflete e comenta sobre a saúde mental dos homens na sua letra e videoclipe que será lançado a 18 de junho.

Sobre "Chora", PECULIAR diz-nos que é uma canção onde reflete sobre o seu próprio crescimento: "sempre senti uma grande pressão por parte da sociedade e dos exemplos à minha volta para me comportar de uma determinada forma, para poder ser um 'homem'. Brincar com bonecas e com raparigas, não jogar futebol, ser mais carinhoso, ler livros e ouvir fado não se enquadravam nesses comportamentos e dificultaram muito a minha inclusão no meio dos rapazes."

O choro e a demonstração de sentimentos está na génese da letra deste single, PECULIAR continua: "Cresci, tornei-me um homem e vim a conhecer outros homens que também choram, também precisam de afeto e que principalmente apesar de também terem medo, mostram o que sentem. Esta música serve para questionar o que significa ser homem e para criar o meu próprio espaço dentro desta definição. Chorar não é uma fraqueza, porque a força para mim está na admissão do erro."

Em termos sonoros é inspirado por clássicos do panorama musical português (das noites passadas com a avó a ouvir Carlos Paredes e Madredeus, enquanto comia bolachas Maria com chá, e das cantigas do Zeca Afonso que o avô e mãe lhe cantavam), mas navega até ao modernismo e procura misturar estas influências na sua música juntamente com referências como Rosalía, Stromae e Tyler the Creator.

O trabalho de PECULIAR é uma constante exploração, uma manifestação de liberdade de expressão, movimento e individualidade, com uma imagem que se desenquadra do que é suposto, distinguindo-se pelas suas letras, sombrias e realistas, inspiradas no mundo dos livros do fantástico que leu, onde não existem padrões e cada um é como é e há espaço para todos serem o que querem ser.

PECULIAR acaba de ser anunciado no Palco Coreto do NOS Alive, numa curadoria da Arruada. O seu primeiro espetáculo ao vivo é assim no contexto de um dos maiores festivais de música a nível nacional, cimentando-o como um novo talento a ter em conta.

Em outubro há EP de estreia, onde o universo de "Lua" e "Chora" vai ficar ainda mais completo.

Quem é PECULIAR?

Ser PERCULIAR não se trata de querermos ser diferentes, isso é apenas uma consequência. Trata-se de querermos ser quem somos: isentos, independentes e livres.

É assim que se apresenta João Nicolau Quintela aka Joaquim Tela, um artista multifacetado de 21 anos oriundo de Faro, Portugal.

Inspirado no tradicionalismo musical português (Carlos Paredes, Madredeus, Zeca Afonso, entre outros), PECULIAR navega até ao modernismo e procura misturar estas influências na sua música juntamente com referências como Rosalia, Stromae e Tyler the Creator.

PECULIAR explora então, a sua própria sonoridade musical numa manifestação de liberdade de expressão, movimento e individualidade, com uma imagem que se desenquadra do que é suposto, distinguindo-se pelas suas letras, sombrias e realistas, inspiradas no mundo dos livros do fantástico que leu, onde não existem padrões e cada um é como é e há espaço para todos serem o que querem ser.

Para além da participação no festival de curtas-metragens 48 Hours como compositor de banda sonora, Peculiar conta com a bagagem musical de outros projetos de música autoral como o 4.º lugar no concurso algarvio Música Já em 2019, ser um dos artistas do projeto Cápsula do Faro2027, ter tocado em 2021 no South Music e em 2022 no Festival F em Faro. Mais recentemente contribuiu na composição de 3 temas para o novo álbum de Aurea “Moods”. Alcançou o 8.º grau com guitarra clássica e canto no Conservatório e encontra-se atualmente a estudar Criação e Produção Musical na ETIC e Canto e Guitarra Jazz no Hot Clube.

Sem comentários: