sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

SAI HOJE NOVO DISCO DE MICRO AUDIO WAVES















© Telmo Pereira

O grande regresso dos Micro Audio Waves: “Glimmer” é lançado hoje

INSTAGRAM | FACEBOOK | YOUTUBE | SPOTIFY

Do you remember the day we left earth?

Estreia Mundial do espectáculo homónimo, de Rui Horta & Micro Audio Waves, hoje e amanhã no Teatro Aveirense

2 e 3 FEV, 21h30

A luz de “Glimmer” já emerge através das fendas de todas as galáxias e arredores. Assim chega finalmente hoje, 2 de Fevereiro, o novo álbum dos Micro Audio Waves - um dos regressos mais esperados de 2024.

Cláudia Efe (voz), Flak (guitarra e programações), C.Morg (teclados e programações) e Francisco Rebelo (baixo) regressam aos discos após 15 anos sem editar e apresentam-se agora mais pop e mais audazes do que nunca. Em “Glimmer” há melodias eternas, sintetizadores envolventes e assertivos, guitarras que brilham no escuro, linhas de baixo poderosas a colocar as canções noutro patamar e, claro, a inconfundível voz de Cláudia Efe a vencer com distinção cada um dos oito maravilhosos rounds que completam o quinto longa-duração da banda de Lisboa.

Em permanente sintonia com os sinais dos tempos, os temas que percorrem o sucessor de “Zoetrope” (2009) debruçam-se sobre a relação entre a tecnologia e a natureza humana, na complexa era digital. Sob um manto de música electrónica que aponta para o futuro, tal como os Micro Audio Waves sempre nos habituaram, “Glimmer” cintila no meio de um período incerto e de transformação. Depois do arranque reluzente a levitar com o mantra “The Day We Left Earth”, as viciantes paisagens sonoras do grupo apelam para que os corações conduzam pela via da simplicidade (“Liquid Luck”, o single de apresentação) e provam que os seres humanos, num mundo dominado pela tecnologia, mantêm-se simples mortais em tudo o que temem (“Song For Mortals”).

Para acompanhar todo o clarão açucarado e incandescente proposto pelo disco, o quarteto uniu-se novamente a um dos seus maiores cúmplices, o coreógrafo e encenador Rui Horta, para vestir as novas canções num espectáculo tornado híbrido de música, dança, vídeo, artes digitais, moda, iluminação e arquitectura de cena. A estreia mundial do também denominado “Glimmer” - uma criação arrebatadora e demolidora de fronteiras entre tecnologia e humanidade - acontece hoje e amanhã (dias 2 e 3 de Fevereiro), no Teatro Aveirense. No palco, os Micro Audio Waves são rodeados por um dos nomes mais extraordinários da dança contemporânea, a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros. A tour de force deste espaço sensorial conta ainda com os figurinos de Constança Entrudo, os conteúdos digitais de Guilherme Martins, com colaboração adicional de David Ventura e Marco Madruga, a direcção e realização vídeo da peça de Stella Horta e a produção de Pedro Santos. Nesta experiência singular, prometem deixar um rasto de luz bem carregado e um vislumbre de um universo onde cabem todas e todos.

Logo depois da apresentação em Aveiro - Capital Portuguesa da Cultura 2024, o reencontro de Rui Horta e Micro Audio Waves avança para Ourém (17 de Fevereiro), Caldas da Rainha (24 de Fevereiro), Viseu (1 e 2 de Março) e Guimarães (9 de Março). Até ao final do ano, passa por Leiria, Águeda, Famalicão, Montemor-o-Novo, Porto, Bragança, Lisboa e Loulé.

“Glimmer”, o disco lançado hoje, 2 de Fevereiro, é o reflexo do grande e iluminado regresso dos Micro Audio Waves e a confirmação da mestria da banda na arte de fazer canções. O álbum tem edição em vinil e em CD, e já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

DATAS CONFIRMADAS

2 e 3 FEV 2024 - Teatro Aveirense
17 FEV 2024 - Teatro Municipal de Ourém
24 FEV 2024 - CCC Caldas da Rainha
1 e 2 MAR 2024 - Teatro Viriato (Viseu)
09 MAR 2024 - Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
15 JUN 2024 - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
12 OUT 2024 - Centro Artes de Águeda
19 OUT 2024 - Casa das Artes Famalicão
26 OUT 2024 - Cine-Teatro Curvo Semedo(Montemor-o-Novo)
31 OUT 2024 - Casa da Música (Porto)
16 NOV 2024 - Teatro Municipal de Bragança
21 a 23 NOV 2024 - Teatro São Luiz (Lisboa)

Sem comentários: