terça-feira, 5 de novembro de 2024

POMADINHA LANÇAM EP





















Mais de um ano se tinha passado quando, sem aviso, a 26 de Abril de 2024, o single “Popó do Xano” foi lançado. Este foi o tema de anunciação de um novo EP inspirado no Rock Psicadélico dos anos 70.

Inspirações óbvias de Pink Floyd, Genesis e Led Zeppelin fazem com que as expectativas para o futuro dos Pomadinha sejam assumidamente psicadélicas e progressivas.

Sexta-feira, dia 8 de Novembro de 2024 é a data de estreia deste novo EP - “Hipocondria”.

Uma compilação de 4 temas musicais: um remaster do anterior single “Popó do Xano”; a malha mais antiga e acariciada, “Rádio Pirata”, que até hoje nunca tinha sido produzida; a psicadélica e jazzística “Nando’s Passion”; e o cruzamento entre a poesia e o instrumental Perosinhenses, “Postigo”, tema este que conta com a participação de Manuel Guedes, também conhecido como Doutor Guedes, médico de família do baterista e encenador de teatro da escola de música de Perosinho, onde David, Marco e Miguel
estudaram música. O EP conta ainda com um tema introdutório e explicativo do que é ser hipocondríaco.

“Hipocondria” procura ser uma sequela da “Síndrome Pomadinha”. Uma reflexão sobre o sonho. Desde Março deste ano que a banda tem vindo a gravar, num estúdio amigo em Leça da Palmeira, este novo trabalho de 5 faixas que dizem ser o seu melhor trabalho até agora. A palavra que melhor descreve o novo EP será “texturas” - a procura dos sons e do efeito visceral que este vai ter nos ouvintes. Uma viagem ao longo de 23 minutos que tem como destino a frase: “...e desprezarei assim todos esses ouvidos incrédulos”.

Uma fotografia surrealista e distinta da imagem de marca dos Pomadinha. Os boxers desta vez ficam, ou não, para os concertos. “Não queremos ser os meninos de cuecas!”, afirma a banda. Procuram levar os boxers como algo sério, como um manifesto. E, acima de tudo, pelo conforto.

A 31 de dezembro de 2022 a banda natural do Porto lançou o seu primeiro single, “Origens”: uma história de como é que a banda se conheceu. Assim, semi-nus, apresentam-se no seu primeiro tema e videoclipe os quatro membros dos Pomadinha, David Cruz (baixista), Fernando Azeredo (teclista), Marco Barbosa (guitarrista) e Miguel Alves (baterista).

No mesmo ano, a 9 de dezembro a banda estreou o seu primeiro EP, “Síndrome Pomadinha”. A concretização da ideia que vinha a ser trabalhada desde o início da banda, na altura só com três elementos, acaba finalmente por ser partilhada com o público. Um manifesto sobre o sonho que os jovens tinham de tocar ao vivo e de libertar toda a adrenalina que isso lhes proporciona. Temas como “Wild Beast” e “Hey God Chapéu, Pls Take Me to the Céu” ainda hoje estremecem os palcos quando tocadas. A banda admite que a sonoridade caseira e crua do síndrome é propositada, a tentativa de recriar a mesma sensação e intensidade que os temas originais ensaiados na lavanderia da casa do baterista. O sonho é ainda o que move este grupo de amigos que partilham momentos únicos no seu actual estúdio, construído pelos próprios, numa pequena casa algures entre Sermonde e Perosinho.

Sem comentários: