sexta-feira, 5 de dezembro de 2003

Fat Freddy – “Fanfarras de Ópio”

(B@nzé/Musicactiva)



Quem nunca viu os Fat Freddy ao vivo depois de ouvir este disco vai ficar com a pulga atrás da orelha. Quem já por várias vezes assistiu às loucuras do trio em palco vai achar que este disco sabe a pouco.
“Fanfarras de Ópio” agrupa 10 temas. Precisamente aqueles que eles costumam tocar ao vivo e que já se encontravam nas suas maquetes. No disco, contudo, falta a energia que Pedro, o líder e animador da banda costuma levar para palco, e faltam, sobretudo, os magníficos saltos acrobáticos do Filipe para cima do contrabaixo.
Não se pense, contudo, que este disco é mau. Antes pelo contrário... O que aqui aconteceu mais uma vez, foi um atraso na edição que só serviu para prejudicar a banda.
“Fanfarras de Ópio” é um disco original só comparável aos trabalhos dos Stealing Orchestra. Aqui vale tudo, o que a imaginação permitir. Os sons eléctricos e analógicos misturam-se em instrumentais, dando um fim explosivo ao CD. Musica futurista encontra-se lado a lado com temas que nos levam até aos anos 20. Ruídos saídos de jogos de computador vivem perto de polkas ou música de carrossel.
Imaginem as bandas sonoras dos filmes do Kusturica. Qualquer uma delas poderia ter sido composta pelos Fat Freddy.
Se já estão fartos de discos normais o melhor que terão a fazer é correr à discoteca mais próxima e ver se o disco se encontra. Vão já... é barato e dá muito gozo ouvir. E já agora sempre que puderem vejam o grupo em palco.

Nuno Ávila

Sem comentários: