quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

THE LEGENDARY TIGER MAN - “Fuck Christmas, I Got The Blues” (Subotnick Enterprises)




Este disco tem um tom: é azul. “Blues” é a cor que pinta as 10 faixas tocadas por Paulo Furtado, o único homem deste projecto. Das guitarras do Homem Tigre são projectadas imagens de grandes descampados americanos. Este som vem de lá, do outro lado do Atlântico.
Neste disco o blues está menos despido. Depois dos muitos quilómetros feitos em estrada, não só em Portugal como no estrangeiro, a apresentar “Naked Blues”, Paulo Furtado aprendeu a guiar melhor os seus instrumentos. O resultado disso nota-se no som, que nos traz pormenores que o enriquecem e lhe dão outra alma. Outro trunfo deste CD é a produção de Paulo Miranda, que não se perde em grandes requintes, tentando antes, de maneira sublime, trazer uma certa sujidade para o disco. Durante toda a gravação Paulo Furtado cantou para um micro de carvão da II Guerra Mundial. Mas atenção que fazer o que Paulo Miranda fez não é fácil. Não deixou que o disco pudesse de forma bruta ferir os nossos ouvidos, mas também não deixou que o estúdio transformasse este bules noutra coisa qualquer. Foi dele a ideia de introduzir uma harmónica. Foi ele que “obrigou” Paulo Furtado a gravar a versão de “ I walk The Line”, numa sentida homenagem a Johnny Cash.
Temos assim um disco onde as guitarras nos baralham a alma, em que o bombo marca a batida do nosso coração e em que o silêncio nos deixa respirar para nos atirarmos a novas emoções. Um disco em que não apetece escolher a melhor faixa.
“Fuck Christmas, I Got The Blues”, um CD que chega mesmo a tempo de ser colocado nas listas dos melhores do ano. Um CD que não é de Natal, mas que pode ser uma boa prenda neste que está quase a chegar. Não o procurem nas discotecas mas sim nos quiosques. O disco saiu por mais sete euros com a edição de dia 16 do Blitz e volta às bancas no dia 23.

Nuno Ávila

Sem comentários: