sábado, 29 de maio de 2004

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL 01 - 29/05/04


Muito boa tarde, sejam benvindos à primeira crónica «Pelos Caminhos de Portugal». Todos os sábados procuramos bandas de uma cidade diferente. Hoje, iniciamos o périplo escolhendo para ponto de partida a cidade dos arcebispos, dos santos e dos finados... Braga.

No altar de Braga destacam-se os conhecidíssimos Mão Morta. Vamos então recuar aos anos 80, década em que surgiu a formação do carismático Adolfo Luxúria Canibal, mais precisamente em 1984. Quatro anos depois era gravado este «1º de Novembro», tema dedicado aos mortos e aos finados, incluido na primeira colectânea «À Sombra de Deus» que reuniu os vários projectos da cidade augusta. Entre eles, nomes como os Rowgwrong, os Gnomos, ou os Rua do Gin. «Nus» é o mais recente álbum dos Mão Morta, eles que têm um livro nas bancas, «Narradores da Decadência» - a visão de Vítor Junqueira.

Da mesma colectânea «À Sombra de Deus» vamos revisitar ainda os Rua do Gin. De referir entretanto que a terceira edição da colectânea vai sair agora, apadrinhada pelos Mão Morta. Mais bandas de Braga, esta que foi a cidade onde nasceu a primeira editora independente portuguesa: a Facadas da Noite, que na altura só editava cassettes. Bons velhos tempos...

Despedimo-nos de Braga ao som dos Minidrunfs, eles que faziam versões de temas conhecidos. «Tudo bons alunos», um álbum que resulta de uma música semanal feita para um programa na Rádio Universitária do Minho, a RUM. Altura para dizer então adeus a Braga. Para a semana outra cidade, outra paragem.


Sem comentários: