A mostra de música alternativa "Sines - Ritmos Urbanos" realiza-se dias 24, 25 e 26 de Setembro, no Castelo e na Capela da Misericórdia. Os concertos de Gomo, Quinteto Tati e Rádio Macau são três dos destaques da programação.
SINES recebe, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, a sua primeira mostra de música alternativa, "Sines - Ritmos Urbanos". Com iniciativas repartidas pelo Castelo e pela Capela da Misericórdia, a mostra, uma organização da Câmara Municipal de Sines e da empresa Transformadores, vai oferecer aos jovens três dias intensos com concertos, DJ's e VJ's, showcases, workshops, uma feira de discos, uma exposição de jovens criadores e muita animação. "Sines - Ritmos Urbanos" começa dia 24, sexta-feira, às 19h00, na Capela, com a abertura da feira de discos de editoras independentes e a exposição com os melhores trabalhos nas áreas da ilustração e artes plásticas do Concurso Nacional de Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias. Às 20h00, realiza-se uma showcase com o projecto Mola Dudle. Pouco depois, têm inicio os concertos no Castelo. Os Flux actuam às 21h30, os Micro Audio Waves às 22h30 e Gomo às 23h30. À uma e meia da manhã tem lugar o espectáculo Live Act - Cindy Cat, seguindo-se, perto das duas da manhã, a actuação da dupla de disc-jockeys Zig Zag Warriors (Zé Pedro dos Xutos & Pontapés e Miguel Quintão da Antena 3). Este espectáculo será acompanhado no vídeo pelo VJ João Pedro Gomes, da discoteca Lux.
Sábado, dia 25, os destaques do programa na Capela são o debate sobre a situação actual da indústria discográfica (às 17h00), e às 21h30, o concerto do grupo Dead Combo. No Castelo, a noite de música começa às 22h00 com DJ Mee_k, acompanhado no vídeo pelos VJ's Rita Sá e João Pedro Gomes (Lux). Uma hora depois, o grupo Nicorette dá início aos concertos. O Quinteto Tati actua às 23h45 e os Rádio Macau à 00h45. Pelo noite dentro, o Castelo será uma pista de dança com o DJ Mee_k, novamente, e os DJ's / VJ's Budah & PTV (da Lux).
No domingo, dia 26, a partir das 15h00, continuam abertas a feira de discos e a exposição de jovens criadores. Às 17h00, realiza-se uma showcase com o saxofonista Rodrigo Amado e o contrabaixista Pedro Gonçalves. Nos dias da mostra serão realizados dois workshops, com 12 horas de duração cada, sobre os temas “Produção e Edição Discográfica” e “Produção Musical e Edição Pro Tools”.
As iniciativas no Castelo requerem a compra de um bilhete diário de 2 euros. A entrada para as iniciativas na Capela são gratuitas. Os workshops têm inscrições pagas (mais pormenores: 269 630 611 - Gabinete da Juventude).
Os concertos
SEXTA, 24
Capela, 20h00, Mola Dudle
Foram considerados pelo jornal Público “um dos casos mais sérios e originais da nova música portuguesa”. Electrónica descontrutivista, cheia de colagens e humor.
Castelo, 21h30, Flux
Uma das revelações do rock nacional no ano de 2003, o seu CD “Roulette” tem sido muito bem recebido, estando o tema “Joe Bigod's Cock Dance” a rodar nas rádios nacionais.
Os Micro Audio Waves formaram-se na viragem do milénio, constituídos por Flak (Rádio Macau) e Carlos Morgado. Um ano depois, junta-se a eles Cláudia Ribeiro (voz), para cuja voz passam a compor. Com uma forte vertente electrónica e experimental, editaram o álbum de estreia do projecto, de nome "Micro Audio Waves", em 2002. O seu novo disco é “New Waves”.
Castelo, 23h30, Gomo
O projecto pop Gomo surgiu em Janeiro de 2001, por iniciativa de Paulo Gouveia, ex-elemento dos Orange. É através do disco “Best of” - e de canções como “It's All Worth it”, “Proud to be Bald”, “Santa´s depression”ou “Feeling alive” - que se torna mais conhecido, conquistando o público e a crítica e ganhando grande airplay nas rádios portuguesa. Com letras com grande sentido de humor, o “Beck português” mereceu mesmo os elogios da cantora americana Sheryl Crow.
Castelo, 01h30 Cindy Cat
Paulo Abelho (ex-Sétima Legião) e João Eleutério reúnem-se num projecto que une a música electrónica de dança com o vídeo.
Capela, 21h30, Dead Combo
Projecto instrumental do guitarrista Tó Trips (ex-Lulu Blind) e do contrabaixista Pedro Gonçalves que nos transporta para ambiências especiais, em que os sons marcadamente portugueses se cruzam com influências da América Latina, do jazz e, por vezes, do Oeste americano.
Castelo, 23h00,Nicorette
A dupla Nicorette, constituída por Sílvio Rosado (música) e Carla Lickfold (voz), formou-se há pouco mais de um ano, em S. João do Estoril. Dela vieram as inspirações New Wave (Joy Division, Bauhaus, Laurie Anderson e Brian Eno), dele as inspirações jazzísticas (Miles Davies, Hermeto Pascoal). O resultado traduz-se numa sonoridade próxima do pop electrónico.
Castelo, 23h45, Quinteto Tati
O Quinteto Tati é liderado por J.P. Simões e Sérgio Costa, músicos dos Belle Chase Hotel. Valsas, rumbas, boleros e outros estilos exóticos cantados em português fazem do Quinteto Tati um projecto único e inovador. A sua formação conta com instrumentos como o contrabaixo, o órgão, os saxofones, os trompetes e as flautas numa sonoridade arrebatadora de melodias exuberantes, interpretadas num tom jazzy e com algumas incursões na electrónica.
Castelo, 00h45, Rádio Macau
São veteranos do rock nacional, mas permanecem em excelente forma. Xana, a boa rebelde do rock nacional, continua uma vocalista cool e cheia de segurança e Flak ainda não tem inibições quanto a levar as suas múltiplas guitarras para solos extrovertidos na boca do palco. Clássicos e novidades do disco “Acordar”, lançado em 2003, num concerto a não perder.
DOMINGO, 26
Capela, 17h00, Rodrigo Amado e Pedro Gonçalves
Estreia ao vivo do CD “Motion”. Para os amantes da música improvisada e jazz contemporâneo.
Sem comentários:
Enviar um comentário