País de Origem: PortugalEvolução é a palavra de ordem na carreira dos Cool Hipnoise. Com três álbuns editados, o grupo já explorou uma série de ritmos diferentes, tais como o funk, soul, dub, house e drum n' bass. No seu mais recente álbum, "Música Exótica Para Filmes, Rádio e Televisão", editado no ano 2000, a combinação de estilos está muito bem conseguida, mostrando que os Cool Hipnoise sabem realmente conjugar a tradição com a renovação. À formação original da banda, composta por Tiago Santos, João Gomes e Francisco Rebelo, juntaram-se as vozes de artistas tão diferentes como Marga Mungwanbe, Sónia Tavares (The Gift), a veterana Simone de Oliveira e os brasileiros Fernanda Abreu e Orlando Santos. Os Last Poets, de visita a Lisboa, passaram pelo estúdio Angel 1, onde o trio se encontrava na altura em gravações e acabaram por realizar uma jam session em conjunto, da qual resultou o tema "C'mon Family".O primeiro álbum dos Cool Hipnoise, "Nascer do Soul", data de 1995 e, dele, fazem parte os temas "O Funk É Mem' Bom" e "Ela Era o Meu Estilo", que deram popularidade ao grupo. Melo D era então a voz principal da banda e Luke Williamson, dos Big Cheese All Stars, produziu o disco que fez dos Cool Hipnoise o primeiro grupo português a experimentar apresentar o seu trabalho com base em remisturas. Para tal, contaram com a ajuda de Nobuzaku Takemura, Mind Da Gap e Arkham Hi-Fi. A apresentação do disco teve lugar no Maxime, na Praça da Alegria, onde o grupo mostrou também, em primeira mão, a sua versão para o original de William DeVaughn, "Be Thankful For What You've Got", também interpretado pelos Massive Attack em "Blue Lines", na voz de Shara Nelson.Os Cool Hipnoise regressaram, em 1997, com "Missão Groove" e, mais uma vez, Melo D foi a voz de eleição. Temas como "Groove Junkie" e "Ponto Sem Retorno" mostraram já uma grande evolução em relação aos tempos de "Nascer do Soul". Foi com "Missão Groove", um álbum produzido por Ralf Droesemeyer, que o grupo venceu a categoria de "Melhor Disco do Ano", dos Prémios Blitz.Numa segunda edição deste álbum, foram incluídas várias remisturas e versões realizadas pela banda em concerto, como forma de homenagem aos seus músicos de referência, caso de "Don¿t Stop 'Till You Get Enough" de Michael Jackson, "Águas de Março" de Tom Jobim, "One Love" dos Massive Attack e "Remar Remar" dos Xutos & Pontapés.Seguiu-se um período de alterações no alinhamento da banda, cuja principal consequência foi a substituição do vocalista Melo D pela cantora Marga Mungwanbe. Após a participação nas compilações "Tejo Beat" e "XX Anos XX Bandas", disco de homenagem aos Xutos, os Cool Hipnoise lançaram-se à estrada e foi, em palco, que testaram uma série de mudanças nos sons do grupo que consistiram, essencialmente, em combinar uma quantidade mais alargada de ritmos. Ao funk e à soul, quiseram juntar o dub, house e drum n' bass, e da actividade de DJs de Tiago Santos e João Gomes resultaram algumas incursões ao lounge e à dança.Todos estes ritmos foram devidamente combinados em "Música Exótica Para Filmes, Rádio e Televisão", um disco cuja produção ficou a cargo do britânico Nick Manasseh, conhecido pelo seu envolvimento com a escola jamaicana, nomeadamente no que a sons dub e reggae diz respeito. O produtor assinou inclusivamente uma versão dub do álbum dos Cool Hipnoise, disponível através da Kami'Khazz, editora para a qual Tiago Santos, João Gomes e Francisco Rebelo também trabalham sob o pseudónimo de Space Boys, explorando tendências mais voltadas para a electrónica. Manasseh, depois, pegou na "Música Exótica para Filmes (...)" e transformou algumas das suas canções da forma que se pode ouvir em "Exotica Part II and Other Versions", álbum de 2001, ao qual os Cool Hipnoise juntaram também três inéditos resultantes de jam sessions.
Maria João Serra
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