terça-feira, 28 de junho de 2005

FESTIVAL DO TEJO


A 22, 23 e 24 Julho, em Azambuja


FESTIVAL TEJO AVANÇA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO


A sexta edição do Festival do Tejo marca um passo em frente no já vasto e preenchido historial deste incontornável evento musical português: a aposta nas bandas internacionais. Chegou a altura de alargar o leque de propostas musicais para além fronteiras, mas mantendo sempre a identidade que nos caracteriza: a música portuguesa como protagonista. É já nos próximos dias 22, 23 e 24 de Julho, desta vezna Quinta da Marquesa, em Azambuja, a 500 metros da estação de comboio local. A organização estará mais uma vez a cargo da produtora Código 365 em conjunto com as Câmaras Municipais de Azambuja e Cartaxo.

Além da internacionalização, outra novidade é a participação do prestigiado jorna lBlitz, único semanário português especializado na área musical, que terá por sua conta a programação do Palco Blitz, por onde desfilarão alguns dos mais recentes e interessantes projectos portugueses.


Mas as maiores atenções estarão viradas para o Palco Tejo, pois é por lá que passarão os projectos mais conhecidos do grande público. No dia 22, os reincidentes Xutos & Pontapés vêm apresentar o aclamado "Mundo ao Contrário", com a energia e entrega com que a banda encara cada actuação; Os nossos Terrakota, uma das apostasdo Festival Tejo ainda em início de carreira e gozando actualmente de um estatuto ímpar na comunidade da World Music a nível internacional, trazem consigo a alegria e espírito de festa das canções dos álbuns "Terrakota" e "Humus Sapiens"; Melo D, ex-vocalista dos Cool Hipnoise, apresentará "Outro Universo", álbum único pela mestria com que hip hop e música negra jogam em perfeita comunhão.

Por fim, 24 de Julho será o dia dedicado aos sons mais pesados. Os portugueses Moonspell são uns dos casos mais sérios de sucesso álem fronteiras e as suas teatrais prestações em palco justificarão sem grande dificuldade o estatuto alcançado; os Kreator, também um caso de sucesso na Europa, vêm da Alemanha para apresentar o seu último álbum, "Enemy of God"; os The Temple são portugueses, contamjá com 12 anos de carreira e trazem na bagagem o recente "Diesel Dog Sound", álbumque contou com a participação de Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés.

O Palco Blitz, por sua vez, contará com a prestação das seguintes bandas: a 22 Old Jerusalem, projecto de Francisco Silva; Bunnyranch, banda conimbrense que editou no ano passado o álbum "Trying to lose"; Micro Audio Waves, projecto electrónico de Flak, dos Rádio Macau. A 23 Vicious Five, banda que combina influências de MC 5, Atthe Drive In e Fugazi; Ölga, projecto da influente editora Bor Land; Dj Nelassassin, aclamado scratcher que este ano se estreou na produção com "Time Code". A 24 Alone Among Thousands, projecto vencedor do último concurso de novas bandas da Azambuja; Tenaz, autores do tema "O mundo a dormir".

Mas a festa não se fica por aqui. A tenda Artizone, espaço normalmente destinado para quem gosta de prolongar um pouco mais a noite, receberá no dia 22 o Dj americano Maga Bo, actualmente radicado no Brasil, e o português Mike Stellar, da Journeys. A 23 será a vez da festa do reggae/dub pelo colectivo de Djs Dubadelic Vibrations, que actuaram com o MC Prince Wadada, um dos elementos do extinto projecto Linha da Frente.

Haverá ainda uma Chill Out Area, localizada num edifício em ruínas, pois para além da serena paisagem campestre, a riqueza do espaço da Quinta da Marquesa é complementada por fragmentos de construção histórica que foram preparados para embelezar ainda mais o recinto do Festival do Tejo 2005. Será na Chill Out Area que Rita Carmo, a fotógrafa "de sempre" do jornal Blitz, terá expostas as fotos que têm marcado uma vasta carreira ao serviço do jornalismo musical.

A fechar as actividades complementares, estarão as habituais feiras de artesanato, animações de rua, karaoke, uma Sportzone com jogos tradicionais e desportos radicaise uma tenda árabe para quem quiser relaxar ao sabor de uma chávena de xá e sob o efeito de uma massagem por técnicos especializados.

2005 é o ano em que o Festival do Tejo vai crescer. Cimentando uma posição de relevona cada vez maior oferta dos chamados festivais de Verão, a opção pela internacionalização não distorce a sua identidade e missão em divulgar a nova música portuguesa e toda a cultura juvenil adjacente a um evento desta envergadura. Comecema preparar as malas e até já!

Informações úteis:

Data Festival: 22, 23 e 24 de Julho
Local Festival: Quinta da Marquesa. Fica situada à entrada de Azambuja (vindo do Cartaxo), a 500 metros da estação ferroviária de Azambuja
Abertura de portas: 20 horas
Início dos concertos: 21 horas
Preço Bilhetes: 15 euros (1 dia) / 30 euros (3 dias)
Locais venda de bilhetes: lojas Fnac do Colombo, Chiado e Almada; CEJA de Azambuja; Casa Municipal da Juventude e Centro Cultural do Cartaxo; recinto do Festival
Linha Informações CP: 808208208
Quem adquirir o bilhete para os 3 dias poderá acampar gratuitamente no parque de campismo do recinto

Para mais informações:
- http://www.festivaltejo.com/
- 919750532 (Hélder Raimundo)

Sem comentários: