quarta-feira, 8 de junho de 2005

O BRAILE NO MUNDO DA MÚSICA




Atravessamos hoje a adequação dos Estados-Membros às profundas e vertiginosas mudanças económicas, assiste-se à evolução daquilo a que chamamos " Sociedade da Informação ".

No entanto a ACAPO não pode descurar o Braille. Ele é o "meio natural de leitura e escrita para os cegos", o que o torna numa ferramenta imprescindível para a sua integração familiar, escolar, profissional esocial. O Braille tem enormes potencialidades e devia ser utilizado em quase tudo o que é produzido.

Várias empresas ligadas à área do consumo, transportes e farmacêuticas, já se preocupam em incorporar nos seus produtos/serviços a respectiva denominação em braille. Uns por deliberações europeias, outros por uma preocupação social e de boas práticas. A presença do Braille no dia a dia dos cegos permite uma maior integração e independência o que leva a uma melhoria na qualidade de vida.

É necessário para que esta mudança ocorra que se aceite a diferença como uma circunstância comum a todos. É necessário efectivar uma atitude e cultura de utilização e fruição dos instrumentos e meios que temos ao dispor para prevenir o fenómeno da info-exclusão.

A ACAPO congratula-se com a iniciativa da Banda RAMP, que inclui no seu álbum "Nude"e no EP "Planet Earth " lançado no dia 1 de Abril de 2005, uma etiqueta com o nome do Cd em braille.

Parece simples, e na verdade é! Este simples gesto permite a quem adquirir o CD, poder identificá-lo, arquivá-lo e procurá-lo com a maior das facilidades. Perguntamos agora porque é que até ao momento ninguém selembrou de fazer o mesmo ? Terão que ser os cegos em casa a catalogar os CD's ? Não... E aqui está a prova!

A ACAPO disponibiliza-se para maiores esclarecimentos :

Dra. Ana Filipa Graça (Directora da Área de Acessibilidades e Sociedade deInformação da ACAPO)
Tel : 21 3244500 / Tlm : 962044916

Sem comentários: