terça-feira, 2 de agosto de 2005

JRGE VADIO NAS LOJAS


Desde ontem nas lojas o segundo discos da Maria Records, editora de Rui Velosos - JORGE VADIO

JORGE VADIO «ANJOS DA NOITE »

RUI VELOSO SOBRE JORGE VADIO

Jorge Vadio - um músico que se descreve como " um homem da noite" e "um cantor de tasquinhas" foi a primeira aposta de Rui Veloso para a Maria Records. "Desde que ouvi a maqueta do Jorge achei-o muito original na forma de compor, muito original na maneira de cantar. É uma voz que eu tenho a certeza se vai tornar reconhecível muito rapidamente porque é uma voz muito diferente. A composição dele é original. Também achei imensa piada a ANJOS DA NOITE por ser um disco que praticamente só fala em noite. Fala muito em tascas, vinho, cerveja, ressacas, coisas muito portuguesas. Eu também vivi muito de noite e por isso achei-lhe piada. Até nisso é original...pra além de ser de Mafra. Falando musicalmente, que eu conheça, não vem assim grande coisa de Mafra a não ser o Vadio portanto achei graça ao seu projecto também pelo seu aspecto descentralizador"

JORGE VADIO - UM HOMEM DA NOITE

Jorge Vadio é uma das primeiras apostas da Maria Records de Rui Veloso.Vindo de Mafra, Jorge Vadio define-se como "um boémio e um homem da noite - uma pessoa que gosta das coisas boas da vida". Aos 8 anos Jorge começou a tocar e a compor temas "radicais demais" para um miúdo da sua idade e hoje ainda se considera essencialmente um compositor. As suas canções são inspiradas pela noite - pelos momentos que vive com os amigos e pelas pessoas que vai conhecendo. Jorge não percebe como é que as músicas lhe surgem assim. Compõe à guitarra, fazendo ao mesmo tempo a músicae a letra e já tem canções para mais outro disco.

JORGE VADIO - O DISCO DE ESTREIA

ANJOS DA NOITE, o álbum de estreia de Jorge Vadio, é essencialmente uma mistura de todas as suas influências: Jorge gosta muito de música cubana, de alguma música brasileira e especialmente da música tradicional portuguesa. As suas influências vão de Rui Veloso, Vitorino, Fausto, GNR a David Bowie, David Byrne, e Peter Hammill. O projecto de Jorge Vadio chegou a Rui Veloso através de Rui Matos, professor de canto dos dois. Jorge fez uma maqueta de 13 músicas e pediu a Rui Matos que a entregasse a Veloso. Rui ouviu e gostou tanto que o convidou, pouco depois, a trabalhar consigo. Jorge conta que no início estava previsto que Rui Veloso participasse apenas numa música ou duas mas depois Rui entusiasmou-se e acabou por tocar vários instrumentos, e por produzir o álbum, influenciando bastante o resultado. Foi assim que nasceu ANJOS DA NOITE - um álbum que Jorge Vadio dedicou aos seus amigos da noite. Ao aperceber-se de que "noite" era uma palavra comum a todos os temas do álbum, Vadio decidiu escolher para título do disco a expressão "Anjos da noite" que dá também nome a uma das canções. "As minhas letras deste disco falam muito da noite, falam do bairro alto, falam de Lisboa falam de festa, falam de caracóis, dos pequenos momentos em que estamos com os nossos amigos a comer uma caracolada e a beber uma cervejinha, a tocar uma guitarrada. Acho que é um disco positivo que faladas coisas boas da vida" Os músicos que participaram no disco acabaram por ser escolhidos por RuiVeloso. Jorge Vadio levou apenas consigo para estúdio André - o acordeonista e Sílvia - a cantora, os dois músicos com quem tem actuado nos últimos 3 anos nas tasquinhas da zona de Mafra. "O nosso objectivo era correr as tasquinhas não era fazer nada de grande" Sílvia e André fazem agora também parte da nova banda que o músico reuniu para apresentar ao vivo o seu novo espectáculo. Ao todo são 7 músicos e preparam-se para tocar em todo o país... No entanto, por muito grande que seja o sucesso do seu disco, Jorge Vadio garante que não vai querer abandonar nunca as tasquinhas de Mafra e as actuações mais castiças e vadias.

Sem comentários: