segunda-feira, 14 de novembro de 2005

AO VIVO NO TMG

TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA

José Medeiros no Pequeno Auditório do TMG, dia 18

Vencedor do prémio José Afonso apresenta “Torna Viagem”

"Torna Viagem" é o título do mais recente trabalho discográfico de José Medeiros, o músico e realizador açoreano, notabilizado pela série televisiva "Xailes Negros”, apresenta ao vivo este novo trabalho discográfico no Pequeno Auditório do TMG, na próxima Sexta-feira, dia 18 de Novembro, pelas 21.30 horas. De referir que, com este trabalho, José Medeiros sagrou-se vencedor do Prémio José Afonso deste ano. Prémio atribuído anteriormente a outros artistas de renome como Fausto, Vitorino, Dulce Pontes, Filipa Pais e Sérgio Godinho, entre outros.

Embora envolvido na música tradicional e popular desde os anos 70, José Medeiros, tornou-se mais conhecido pela realização de várias séries televisivas para as quais compôs canções, fortemente baseadas na tradição e cultura açoreanas, reflectindo a profundidade e a nostalgia dos sentimentos ilhéus. Destes trabalhos televisivos destacam-se: em 1986 os "Xailes Negros", em 1987 a "Balada do Atlântico", em 1989 "O Barco e o Sonho", em1992 "Mau Tempo no Canal", em 1995 "O Feiticeiro do Vento", em 1996 o "Pepe Fotógrafo e as Valsas do Mundo" e em 1998 "7 Cidades".

Para além desta faceta de realizador José Medeiros tem mantido uma actividade regular como músico e participou como autor e/ou intérprete em vários projectos discográficos, como por exemplo o CD "Caminhos" de Dulce Pontes e o CD "Alma" dos Ala dos Namorados em 1996, o CD "Encontros" de JoãoLoio e o CD "Voz e Guitarras" de Vários artistas em 1997. Recentemente redescoberto como cantor e compositor, José Medeiros pôs de pé o projecto"Cinefilias e outras incertezas" que dá nome ao seu espectáculo e também ao CD editado em 2000.

Pequeno Auditório, dia 19

Tucanas no “Ribeirinha – Festival de Mulheres”


Chamam-se Tucanas e são as artistas que se seguem no “Ribeirinha-Festival de Mulheres”, um festival inteiramente dedicado a distintas abordagens artísticas, no feminino. As Tucanas actuam no próximo dia 19 de Novembro(Sábado), no Pequeno Auditório do TMG, pelas 21.30 horas.

O grupo Tucanas surgiu em 2001, apresenta um trabalho com sonoridades acústicas através de percussão e voz. São cinco mulheres que apostaram os seus argumentos criativos na construção de instrumentos e composição de temas inspirados nas tradições portuguesas, africanas e brasileiras.

Influenciadas pelas sua actividade em áreas tão diversas como o Teatro, Dança, Música Tradicional Portuguesa ou o Rock, as Tucanas são compositoras e autoras dos seus próprios temas interpretados com bidons, cabaças, baterias, surdos, djenbés, dumbas, entre outros. O espectáculo é compostopor uma forte componente cénica: brincam e jogam com o ritmo e a harmonia, dentro de um visual muito próprio. Entre a sensibilidade feminina e a força rude de tocar percussão.

As tucanas são Joana Neves, Mónica Rocha, Sara Jónatas, Tânia Lopes e Xana Abreu.

Sobre as Tucanas escreveu N Lopes da Lusa: “Mais do que um projecto no feminino, as Tucanas são uma forma diferente de querer fazer música de percussão procurando explorar novas sonoridades e uma expressão artística original”.

Café Concerto, dia 17

“Orquestrinha do terror”

A “Orquestrinha do Terror” actua no Café Concerto do TMG na próxima Quinta-feira, dia 17 de Novembro, pelas 23.00 horas. Abrangendo uma fusão devários estilos musicais, mercê das influências de cada um dos elementos, a Orquestrinha é como um “melting pot” musical. Desde o jazz à música tradicional de leste, sofrendo influências da música portuguesa e culminando numa improvisação jazzística com bases na música oriental, cada tema é uma curta-metragem musical.

Assumindo um invulgar estilo musical, uma espécie de Música cinematográfica, a "pequena orquestra" é constituída por: Bruno Pernadas - Guitarra clássica, teclado e bateria; David Leitão - Guitarra clássica, concertina, baixo ebateria; Fernando Romão - Clarinete soprano; Ricardo Ribeiro - Clarinete soprano e clarinete baixo; Tiago Morna - Guitarra portuguesa, teclado e baixo; Tiago Gandra - Congas, bateria, darbuka e pequenas percussões;Baltazar Molina - Darbuka, riqq, pequenas percussões e baixo.

Sem comentários: