quarta-feira, 9 de novembro de 2005

EDITORIAL

Para princípio de escrita convém esclarecer que este texto não irá abordar mais uma vez o sempre polémico tema da pirataria. Contudo, iremos aqui falar abertamente das actuais possibilidades de retirar boa musica da net. Tudo muito simples, a um clique de distância, à borla e com a devida autorização de bandas e editoras.
Nos dias que corem elas florescem com cogumelos. Dão a possibilidade a dezenas de bandas mostrarem os seus trabalhos. Dão a possibilidade de qualquer um guardar para a posteridade na sua colecção de cdrs rodelas com música que não se encontra em mais lado nenhum.
Falamos claro está do recente fenómeno das netlabels. Editoras que disponibilizam nos seus sites temas e capas de discos para gozo de quem navega.
Em Portugal elas são cada vez mais. Editoras com almas gémeas. 90% delas abre caminho, trazendo a cena sons electrónicos. Sons pouco vulgares. Quem costuma visitar estas casas já reparou que os sons que dominam são quase sempre experimentais, industriais. Tudo muito pouco convencional. Pelo meio ainda vamos encontrando, aqui e ali, alguns registos mais voltados para o rock. Mas até aqui o rock que nos é dado a ouvir não trilha o caminho de acesso mais imediato à fama.
Recentemente Fernando Ferreira, patrão da label MiMi, explicava, no programa Santos da Casa, este cruzar de caminhos, pelo simples facto de não existirem em Portugal editoras capazes de albergar este tipo de bandas, e de estes trabalhos não serem feitos com um intuito comercial. No seu site a Merzbau fala: "recentemente criámos uma netlabel que se propõe a editar música que não tem espaço nos circuitos habituais da indústria musical de forma a tentar impulsionar o surgimento de novos nomes e nova música." O que importa aqui é divulgar.
E as bandas já perceberam que se querem continuar vivas esta é uma excelente tábua de salvação. Já são alguns os casos de artistas que espalham o seu perfume por editoras diferentes, tentando alargar o seu campo de batalha.
Por isso, todos aqueles que são amantes de sons menos convencionais, encontram aqui uma excelente forma de se deleitarem com música que afinal é mesmo música.
Estamos então perante um naipe de grupos e editoras, que trabalham os seus sons de forma a os fazer chegar a ouvidos mais apurados.
Para já são do nosso, e agora do vosso, conhecimento as seguintes netlabels:
Necrosynphonic Enterteinement - http://www.necrosymphonic.com/
MiMi - http://www.clubotaku.org/mimi/
EnoughRecords - http://enoughrecords.net/
Merzbau – http://merzindie.no.sapo.pt/
TesteTube- http://www.monocromatica.com/netlabel/
YANSR - http://www.stealingorchestra.com/
Basta então ligar o computador, abrir a net, colocar um dos seguintes endereços e desfrutar de uns bons minutos de prazer. Atrevam-se!


Nuno Ávila

Sem comentários: