quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

David Fonseca no Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra no dia 06/12/05


Com o correr das cortinas, o palco do TAGV transformou-se numa floresta, por onde David Fonseca passeou as suas canções com enorme classe. David Fonseca, parece um puto a quem deram um brinquedo novo, tal é a felicidade com que está em cima do palco. Até ao soar do último acorde, o músico não perdeu uma pitada do seu entusiasmo, e com esta vivacidade conseguiu agarrar o público, que comodamente sentado nas cadeiras, desfrutava da sua música.
Em palco as canções de David Fonseca ganham alma nova. Saltam dos discos com outra força. Por vezes, resultam muito melhor neste seu novo habitat. Têm garra quando se lhes pede e são intimistas na hora certa.
Como seria de esperar, as canções do novo registo “Our Hearts Will Beat As One“, ganham sobre as outras. Mas ouve ainda tempo para visitar o primeiro registo a solo e mesmo para repescar alguns temas dos Silence 4.
David Fonseca tem um tema de nome “The 80’s” e de facto o rapaz é um apaixonado pelos anos 80. Pelo palco do TAGV o músico desfilou, por entre as suas canções, alguns clássicos perdidos de bandas como os Roxy Music e This Mortal Coil. E para embelezar o ambiente nem faltou sequer a tão característica bola de espelhos, a lembrar as matinés de domingo à tarde em discoteca de aldeia.
David Fonseca é acompanhado por um naipe de músicos de inegável qualidade onde se destaca a doce Rita Pereira, a brilhar em “Hold Still” (é sem duvida um dos temas do ano), no piano, Sérgio Nascimento na bateria e Ricardo Fiel na guitarra (dos falecidos Phase). E quando o avançado tem uma defesa tão boa sente-se com mais garra para correr para junto da baliza adversária. E assim é de facto, David Fonseca tem tempo e espaço para brilhar.
Se muitos afirmam ser David Fonseca um excelente músico de estúdio, ontem ficou provado que o palco é uma casa que David Fonseca decora com inegável bom gosto.
Enfim, o que importa dizer para final de escrita é que David Fonseca tem mesmo jeito para a coisa e é um excelente escritor de canções com bons dotes de comunicador. E ponto final!...

Nuno Ávila

Sem comentários: