15 de Dezembro, às 17 horas, na FNAC de Sta Catarina no Porto, apresentação do álbum "VER SONS" dos Rádio Clube Nora.
Artez é uma nova etiqueta para edição de discos. É uma empresa com ambiente de Coimbra e estrutura do Norte. Mas aqui não há fados nem choros.
Os Rádio Clube Nora são um grupo de músicos profissionais que lançam um projecto sonoro em torno do imaginário sonoro português. Este projecto musical, propõem uma revisitação à música portuguesa dos anos 60/70, com uma roupagem sonora inspirada no jazz contemporâneo e na música clássica. Canções como, "A Desfolhada", "Telepatia"e "Pó de Arroz", elencam um conjunto de temas de escrita ilustre e de melodias avassaladoras.
O Músico João Mascarenhas é o autor dos arranjos e enquadramentos musicais deste reportório. Todos os temas são cantados pela jovem Daniela Maia, que se faz acompanhar por um quarteto de músicos profissionais, e por João Mascarenhas ao piano, rhodes, programações e sampling. Temos assim, Hugo Carvalhais no contrabaixo, Jorge Alves na viola de arco, Elisabete Gomes no violino, e Bruno Cardoso no violoncelo, acompanhados de muita mestria nos computadores e nas teclas.
Corre-se o risco da comparação com os grandes intérpretes da canção, mas foge-se disso com os sons inovadores de João Mascarenhas que nos dá a sua versão dos temas. Depois os Rádio Clube Nora atravessam-se num gesto perigoso ao exporem dois dos seus temas novos. Letra de Diogo Cabrita e Música de João Mascarenhas.
O disco, como objecto, está carregado da pintura de Baldomero Moreiras, pintor galego que nos ambienta na ideia da família como espaço da canção. A criança e os pais num ambiente sonoro único. Mas este disco não é um ambiente fácil, está orquestrado de uma forma muito peculiar despindo as canções do seu contexto anterior e transportando-as para uma modernidade evidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário