quarta-feira, 22 de março de 2006

AO VIVO NA TERTULIA CASTELENSE


Fadomorse


www.tertuliacastelense.com


PROGRAMAÇÃO DE ABRIL


1 Abril – Sábado
JESUS TRIGGER

Formados no Porto no início de 2005, são uma das mais prometedoras bandas de rock‘n’ roll, com membros dos extintos Silky, que durante cinco anos foram os maiores representantes do glam rock feito em Portugal. Mas os Jesus Trigger não são uma nova versão da extinta banda: o seu som evoluiu para um rock mais directo, simultaneamente mais negro e melódico: onde anteriormentese podia identificar um som a lembrar um cruzamento entre Placebo e Suede, agora nota-se a influência do rock Escandinavo, tanto nas canções, como nas suas actuações ao vivo. Tudo é mais intenso, maior, mais rápido, dando bem a notar a paixão com que os músicos interpretam as suas canções. Composta por Pete Marquis (voz, guitarra), David Luxor (bateria), Lil´Phill (guitarra) e Valentino (baixo), a banda teve o seu álbum de estreia produzido por André Indiana, o já consagrado músico portuense da editora Universal, e gravado no seu estúdio e misturado no estúdio de Mário Barreiros, no Porto.

Entrada – 3,00 euros
Início previsto – 23h30

8 Abril – Sábado
d3ö

Enquanto se preparam para entrar em estúdio para a gravação do álbum estreia, os d3ö continuam na estrada, apresentando já alguns temas novos, num espectáculo baseado no terceiro EP do grupo – “7 Heartbeat Tracks” – eleito como um dos melhores discos de 2005 pelo BLITZ. Depois do trabalho de estúdio a banda partirá para os seus primeiros concertos no estrangeiro com mini-digressões no Brasil e em Espanha. A música dos d3ö, submersa em luz negra, vive das tensões entre os riffs insistentes de duas guitarras repletas de eco e o ritmo insinuante da bateria, e é em palco que o grupo atinge a plenitude da sua existência, transpirando energia, destilando raiva e explodindo intensidade. Os d3ö, acima de tudo, acreditam no rock’n’roll como um momento em que a fantasia contamina a vida real. Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys), Tó Rui (guitarra, ex-Garbage Catz) eMiguel (bateria, ex-Garbage Catz).“Procurem-nos que eles andam por aí com o coração a bater bem forte!”


Entrada – 3,00 euros
Início previsto – 22h30

5 Abril – Sábado
ROOM 74

Os The Room 74 são uma nova banda portuguesa que faz uma revisita sonora – e visual– a um passado recente: anos 60/70. Sob a lupa da nostalgia, os ambientes da Motown, as noites loucas do Studio 54, o disco-sound, o soul, os tamancos, as golas, o brilho e o glamour vão ser trasportados para o ano 2006. Embora com uma identidade muito própria, referências como os Earth Wind & Fire, Boney M., Stevie Wonder, Bee Gees, Prince, Jamiroquai ou Scissor Sisters foram e são uma forte influência para o som dos The Room 74. O álbum intitulado “Metrosexual” é um apelo à noite, ao amor e ao sexo…seguro!


Entrada – 5,00 euros
Início previsto – 23h30

2 Abril – Sábado
FADOMORSE

O projecto Fadomorse surgiu há seis anos atrás em Trás-os-Montes, nos quais tem vindo a desenvolver uma forma única de intervir culturalmente junto do público menos cultivado na alma e no sentir nacional, através de intervenções culturais e com a edição por meio próprios de registos discográficos. A música, a poesia e a representação são assim, os meios de propagação da mensagem construtiva para um futuro cultural de um povo, no qual o projecto Fadomorse se empenha com todo o profissionalismo e singularidade, levando até vós um espectáculo único, digno do melhor conteúdo cultural que vai desde as raízes populares portuguesas até ao expoente moderno da sonoridade do mundo.


Entrada – 3,00 euros
Início previsto – 23h30

Abril – Sábado
ROCKY MARSIANO – “The Pyramid Sessions”

Rocky Marsiano é o projecto do produtor D-Mars que funde a magia do jazz com o universo da música urbana. Com o álbum de estreia “The Pyramid Sessions”(Loop:Recordings) muito aplaudido pela crítica (eleito um dos melhores álbuns de2005 pelo Y – Público), o projecto tem vindo a desenvolver-se por vários palcos do país. Acompanhado por músicos da escola do jazz, André Fernandes na guitarra e RodrigoAmado no saxofone, e pelo “scratch” do DJ Ride, D-Mars manipula em tempo real o seu“sampler” proporcionando o espaço perfeito para o cruzamento destas linguagens musicais através do improviso. O improviso é, aliás, o elemento-chave que permite com que cada espectáculo seja diferente e único.


Entrada – 5,00 euros
Início previsto – 23h30

30 Abril – Domingo
LUMEN

O projecto Lumen começa a tomar forma quando, em Julho de 2005 o músico José Flávio Martins (Frei Fado d’el Rei e ex-Roldana Folk) decide convidar uma série de músicos de sólida formação e experiência para desenvolverem um trabalho dentro da chamada world music. O significado da palavra Lumen é de luz do sol, brilho, fogo, elementos que podem perfeitamente emergir para a musicalidade dos Lumen, onde se conjugam instrumentos tradicionais e modernos como a Gralha, Gaita de Foles, a Guitarra Portuguesa, a Bandola, que criam um ambiente de fusão com o Baixo, a Bateria e o Acordeão, onde a voz límpida e ancestral de Cristina Bacelar completa na perfeição este colectivo originário da cidade do Porto. O reportório dos Lumen, que é constituído por originais e versões de temas galegos, portugueses e irlandeses, transporta-nos para um ambiente místico, e ao mesmo tempo festivo, onde a diversidade musical e a cor do seu espectáculo não deixarão ninguém indiferente.


da – 3,00 euros
Início previsto – 23h30

Aos os valores de entrada nos espectáculos acresce o consumo mínimo obrigatório em vigor.

Tertúlia Castelense
R. Augusto Nogueira da Silva, 779
Câstelo da Maia – 4475-615 Avioso (Stª Maria)
Telef. 22 982 94 25/6i

Sem comentários: