Projecto «Canções e Fugas» em estreia no Porto
Mário Laginha:
Primeiro álbum a solo
Na Casa da Música
MÁRIO LAGINHA
Projecto «Canções e Fugas»
Sábado, 01 de Abril
21h00 Sala Guilhermina Suggia (Sala 1) 10 €
Mário Laginha apresenta «Canções e Fugas», o seu primeiro álbum a solo, na Casa da Música, no dia 01 de Abril, sábado. Um concerto na Sala Guilhermina Suggia (Sala 1), a partir das 21 horas, que marca a estreia do primeiro projecto a duas mãos do pianista.
Com este álbum, Mário Laginha recupera a técnica de escrita da fuga, uma das marcas da obra do compositor alemão J. S. Bach, e vai introduzindo elementos comuns ao universo do jazz. Neste concerto, o público tem a oportunidade de assistir a uma interpretação que segue o modelo clássico, com um prelúdio, onde haverá amplo espaço para a improvisação, seguido do rigor formal de uma fuga, cuja partitura será respeitada religiosamente.
O conceito do disco a solo, a editar brevemente, é definido pelo próprio autor como a concretização de uma ideia que não é de agora.
"Há já uns anos que tenhovindo a trabalhar numa ideia para um disco a solo: compor uma série defugas (?) alternando-as com igual número de temas, com uma estrutura bastante livre e espaço para a improvisação."
Pianista e compositor, Mário Laginha é considerado um dos mais talentosos e inovadores valores da música portuguesa. Nascido em Lisboa em 1960, estudou no Conservatório Nacional com conceituados professores, como Jorge Moyano e Carla Seixas, e terminou o Curso Superior de Piano com aclassificação máxima.
Dedicou-se desde cedo ao jazz, tendo participado em importantes festivaisde música em Portugal e no estrangeiro, acompanhado pelo Sexteto de Jazzde Lisboa. A carreira de Mário Laginha é marcada pela atribuição de várias distinções e prémios, destacando-se o Prémio Teresa Vieira de 1986, a nomeação pela crítica especializada, em 1987 (ano em que formou o Decateto Mário Laginha), como melhor músico de jazz português, e a selecção, dois anos mais tarde, para a fase final do Concurso Internacional de Piano Jazz Martial Solal.
Mário Laginha apresenta-se na Casa da Música, a solo, depois de vário sanos a partilhar o palco com outros músicos de renome, como Bernardo Sassetti, Christof Lauer, Pedro Burmester e ainda Howard Johnson, Julien e Steve Arguëlles.
Mário Laginha mantém há alguns anos um duo de invulgar cumplicidade com Maria João. Prova disso é o concerto de solidariedade para com as vítimasde trauma, em que ambos participam, com a Orquestra Clássica de Espinho, que se realiza no dia 26 de Março, domingo, na Casa da Música, numa iniciativa do Grupo de Trauma do Hospital de S. João.
Sem comentários:
Enviar um comentário