
Um filme de Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire
Estreia em Junho de 2006
Atitude é o pormenor que faz a diferença
SINOPSE: A hora de falar de um outro lado de Coimbra chegou. Esta é a história de um dos produtos de exportação musical mais famosos desta cidade – Tédio Boys. Os primeiros do género com visibilidade e, mais do que qualquer outra etiqueta, uma determinada atitude. Mostraram haver uma forma de estar na vida que é partilhada por um grupo de indivíduos de Coimbra: a noite, os exageros, o divertimento, a criatividade e a música. A paisagem visual da cidade ficou alterada desde a sua aparição até ao presente. Foram, sem dúvida, progenitores de grande parte das manifestações estéticas que se verificam, ainda hoje, em Coimbra. Mas, mais do que isso, os Tédio Boys foram os primeiros jovens a exigir o seu próprio lugar numa cidade ensimesmada e num mundo social dominado por estudantes e por adultos. Nunca acabará esta reflexão acerca do fenómeno mais curioso da década passada em Coimbra e nunca poderá haver um juízo definitivo que saiba catalogar com precisão o trabalho e a influência da banda. Este documentário dá conta da realidade que se viveu e mostra aqueles que foram os momentos chave de uma altura de transição na história da cidade.
Rodrigo Fernandes: Nasceu em Coimbra. Não conseguindo respirar debaixo de água rumou a outros sítios. Estudou cinema e televisão em Londres. Ainda se encontra por lá a finalizar uma pós-graduação na National Film and Television School. Neste momento encontra-se muito ocupado a fazer coisas em 3D e, quando tem tempo livre, a decorar a letra do Rebel Rebel. De vez emquando volta a Coimbra.
Rita Alcaire: Nasceu em Coimbra cidade em que, ainda hoje, sobrevive. É uma mulher de muitos talentos embora não tenha, até o momento, revelado qualquer um. Ao que parece publicou um livro. Considera-se também uma filha do tédio. Há quem a considere filha de uma outra coisa…
Título: Filhos do Tédio
Ano de Produção: 2006;
Duração: 50 minutos;~
Formato: Mini DV, super8, vhs-c, video8;
Sem comentários:
Enviar um comentário