segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Souls Of Fire - “ Comunicar” (EMI)


Puro. Sem Corantes nem conservantes. Sons pintados a três cores. Preto, amarelo e verde. Ao fundo um quadro com foto da Jamaica enfeita a parede.
“Comunicar” tem o balanço certo do reggae. Os Souls Of Fire oferecem-nos um disco com alma. O reggae da Jamaica aterra em Portugal. Este reggae é nosso pelo facto de quase sempre ser cantado na língua de Camões. Letras com laivos de intervenção.
É certo, contudo, que não foi por sons nascidos por estes lados, que os Souls of Fire se inspirarem para nos “comunicar” a sua música. A sua energia vem de nomes como Burning Spear, Gladiators , Steel Pulse, The Wailers ou Black Uhuru.
A banda do Porto, mergulhou fundo na cultura musical jamaicana, para nos dar o disco de reggae mais reggae de todos os que já foram criados em Portugal. Sim, porque ao contrário do que acontece com outros artistas, que infiltram no seu som o calor da África, por aqui o ritmo quer-se limpo de outras culturas. Não pensem contudo, que é uma desvantagem misturar culturas. Os Mercado Negro sabem fazer isso melhor que ninguém.
A opção dos Souls Of Fire é no entanto outra. A da sinceridade, levando a sua paixão a extremos deliciosos. Sai assim, um disco quente. A transpirar reggae por todos os poros. Sem medo. Sim, porque este disco não tem nada de original, ao contrário dos outros de que falava mais acima.. Mas que importa! A ideia foi criar um disco de reggae. Pronto, ele aqui está! Com ritmo. Com energia. Contagiante.
Os Souls Of fire estudaram bem a lição. Fizeram um bom exame, passando com distinção. Estão agora prontos para agarrar o mundo. Isto, meus amigos, é cultura do mundo. Da world music.
Fechem os olhos, ponham “Comunicar” no ar e deixem o corpo voar neste passeio sem hora de regresso…
E acreditem que não é necessário fumar nada para fruir este balanço.

Nuno Ávila

Sem comentários: