quinta-feira, 16 de novembro de 2006

THE GIFT FÁCEIS DE ENTENDR




The Gift - Fácil de Entender
La Folie Records – 2006


Os The Gift vão lançar um novo disco "Fácil de Entender", no próximo dia 30 de Outubro. Este disco sairá com duas edições distintas. Uma edição especial em formato de livro com fotografias, duplo álbum e um DVD com ambas as noites gravadas. A outra edição – Essencial – com um disco e um dvd do melhor destas duas noites. O conceito deste disco não é o de um tradicional disco ao vivo…

" Trazer as pessoas à casa dos Gift... A ideia era a de dividir este conceito em duas noites diferentes. O cenário não se trata de um palco normal, convencional… Os Gift construíram a sua própria casa… Na primeira noite a casa estava mais arrumada, paredes brancas, minimais, a musica a condizer com estas nuances... Na segunda noite a casa explode, as paredes forram-se de espelhos e os Gift desforram-se da noite anterior onde tudo parecia calmo e tranquilo. As canções são mais cruas, remisturadas, com mais côr. Esta casa dos Gift poderia bem ser um clube numa cidade qualquer…" explica Nuno Gonçalves por linhas gerais o conceito deste novo disco.

"Experimentar o palco como se de um estúdio se tratasse…" Talvez tenha sido esta a frase que despertou todo este projecto. Os The Gift são vistos sobretudo como uma banda de laboratório, de estúdio, de trabalho meticuloso antes de tudo estar pronto para se dar a conhecer… Contudo, é no palco que se sentem melhor, que se exprimem mais e também onde mais tempo têm passado ao longo dos últimos tempos… A ideia era a de conciliar estes dois universos. Numa mão, o lado meticuloso, trabalhado, rigoroso. Na outra mão, o espontâneo, o cru e sobretudo a captura e/ou a tentativa de captura do momento, do vivo, do directo…. Se tudo corresse como planeado era Fácil de Entender todo este projecto.
"As canções de sempre e as que vão ficar para, em casa com…."
Trazer as pessoas à casa dos Gift. A ideia era a de dividir este conceito em duas noites diferentes. O cenário não se trata de um palco normal, convencional… Os Gift construíram a sua própria casa…

Noite #1
Na primeira noite a casa dos Gift virava uma sala de estar gigante. As canções foram pautadas por uma electrónica minimal, quase constante, que servia de base para Harpa, Coro, Cordas, e toda a banda poderem exprimir as canções mais calmas e introspectivas dos Gift… O publico estava a circundar os jardins da casa Gift, instalados em pequenos montes de relva, sob a sombra de árvores por perto. O ambiente, a luz e toda a envolvência foi calma, intensa como se numa noite os Gift abrissem e dissessem tudo o que lhes ia na alma 12 anos depois do primeiro ensaio.
Todo o cenário foi pensado e centralizado nas emoções e nas cores que este alinhamento sugeria. A ideia de calma, tranquilidade e sobretudo intimidade eram os ingredientes base para pintar de novo esta casa, estas canções.
Passada a primeira noite surgiu a ideia de cimentar ainda mais a ideia de presente, reforçando ainda mais o conceito de que este é um disco novo dos Gift. Meses depois das gravações e em plena altura de misturas finais surge uma canção nova, "Nice and Sweet" é composta nesta fase, gravada em Agosto e faz parte integrante deste Fácil de Entender.

Noite #2
Na segunda noite a casa dos Gift explodiu… A paredes propagam-se, forram-se de espelhos e constroem o ambiente propicio para as canções mais up beat dos Gift. Os músicos convidados da primeira noite dão lugar a novíssimas programações. Neste novo Fácil de entender as vozes estão mais agressivas, as batidas mais ruidosas, as guitarras mais altas e uma bateria mais presente que nunca… O espírito da banda torna-se mais cru, mais dançável. Até a envolvência desta casa é virada do avesso… As árvores são penduradas de pernas para o ar, os montes onde as pessoas se sentaram outrora viram pista de dança… As canções essas, são a condizer com todo o ambiente. A voz assume aqui um papel unificador em ambas as noites. È a voz que faz os ambientes ganharem forma, corpo, alma. No final mais uma surpresa 645… Um último tema, gravado em estúdio, produzido sob a alçada desta noite #2. Canta-se a revolta, a incerteza e sobretudo o amor… Escondida algures depois, um brinde ao cantar Português. Desta vez, com sotaque…

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz – 18 de Novembro de 2006

Os The Gift apresentam no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no dia 18 de Novembro o seu novo trabalho "Fácil de Entender".

Com o recente Disco- DVD gravado ao vivo, depois do enorme sucesso do disco e da tour AM-FM, "Fácil de Entender" permite que o público entre na sua casa.

A primeira parte do espectáculo é pautada por uma electrónica minimal, que serve de base para a Harpa, o Coro Feminino e toda a banda poder exprimir as canções mais calmas e introspectivas dos Gift… o público é convidado a entrar numa atmosfera calma, mas intensa.

Na segunda parte o grupo constrói o ambiente propício para as canções mais up beat: o espírito da banda torna-se mais cru, mais dançável e o envolvimento cenográfico acompanha esta evolução. Poderão ainda ouvir-se os grandes êxitos do grupo.

É exactamente isto que o grupo se propõe a apresentar na tournée que iniciou em Sintra, passou por Alcobaça com as salas esgotadas e estará presente na Figueira da Foz. Um espectáculo com duas partes distintas, onde a voz de Sónia Tavares assume um papel unificador de ambas, contribuindo decisivamente para que os ambientes ganhem forma, corpo e alma.

Podemos contar ainda com uma cenografia muito própria, apresentada pela banda como a sua maior produção representando artisticamente um passo em frente no tratamento das canções de sempre e das mais recentes com uma nova remistura ou uma nova abordagem estética.

Hoje, é sobre isto mesmo que os Gift falam no Santos da Casa. A não perder!


Sem comentários: