Estudou música na Academia dos Amadores de Música (Lisboa), Escola de Música do Campo Alegre (Porto) e Jazz por métodos enviados pelo Berklee College of Music (Boston, EUA). Cursou workshops leccionados pelos Músicos: Alan Skidmore, Lol Coxill, John Stevens, Alan Silva, Frank Wright, George Adams e Eberhart Weber. Músico e Compositor, editou em 1991 o seu 1º CD de originais: "PRESSÕES DIGITAIS" (com participações de Vítor Rua, Pedro Taveira, Rui Júnior, Joaquim "Quiné" Teles e Horácio), tendo lançado "À BOLINA", o seu 2º CD (desta vez a solo) de composições originais, em Janeiro de 2005.
Actuações: 2º Festival Jazz do Porto; VII, IX e XI e XII Bienais de Cerveira; Festas do Avante; Ciclo “Café c/ Jazz” (Porto); Encontros de Nova Música no ACARTE (CAM - Gulbenkian); Ciclos de concertos em autarquias, no Hot Clube, B Flat Jazz Club, e em vários outros eventos e locais, como também em diversos programas do 1º e 2º canais da RTP, com o seu quarteto/quinteto - Rui AZUL INDEX, que integrou músicos como Rui Júnior, Carlos Azevedo, Hélder Gonçalves, Zlato Kaucic, Pedro Taveira, António Ferro, Pedro Abrunhosa, Pedro Barreiros, Paulo Gomes, Carlos Mendes, Olavo Tengner, Alex Rodriguez, Filipe Mendes, Al'Vesh, Paleka, Quiné, entre outros.
Viveu na Holanda de 79 a 83, onde Integrou a banda residente do B14 Jazz Club, em Roterdão, e com os Midnight Oil e formações diversas, no Melkweg, De Kroeg, Paradiso e BIM-Huis, em Amsterdão. Actuou com os Telectu, O Ó Que Som Tem, Minnemann Blues Band, Vitor Rua, Mário Laginha, Carlos Bica, Barreiros Bros., entre diversos outros músicos, em Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica. Participou nos discos “Vydia” e “Mimi tão pequena e tão suja” de Vítor Rua, “Aventuras no Sol e na Lua” de Horácio, “Mais um membro para a Europa” dos Trabalhadores do Comércio, “Monoxide” dos Blue Orange Juice. Compôs genéricos para o Cinanima, para programas de TV e para diversas Rádios nacionais. Compôs a música e/ou participou musicalmente em peças de Teatro: Schmurz (Boris Vian), Mais Mar Houvesse (J.P. Seara Cardoso), Peça com Repetições (Assédio) entre outras. Eleito em 1991 “Melhor Saxofonista Português” pelos leitores da revista Música, Instrumentos & Tecnologia - MI&T. Organizou o 1º Festival de Jazz do Porto (84), e ciclos de concertos e jam-sessions na Coop. Árvore, Luís Armastrondo e Pinguim Café. Escreveu para a revista MI&T artigos teórico-práticos sobre instrumentos de sopro e de cobertura de concertos (88/94). Realizou durante alguns anos o programa “Jazzologia”, nas Rádios Delírio (Porto), Satélite Gaia) e Atlântico (Matosinhos). É Designer Gráfico pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, cursou os Institutos Britânico e Francês (quatro anos cada - Porto), Engenharia Mecânica e Arquitectura (dois anos cada - Universidades do Porto e de Lisboa) Actividade paralela em outras formas de arte: Como Autor de Banda Desenhada, tem dois álbuns editados, além de várias estórias e cartoons publicados em revistas e fanzines Portugueses e Holandeses. Como Artista Plástico registam-se exposições individuais em Portugal e Holanda. Apresentou diaporama e videoarte, inseridos em espectáculos multimédia de sua autoria, assim como obras plásticas nas IX, XI e XII Bienais de Cerveira e nos Encontros de Nova Música, pelo ACARTE, no Centro de Arte Moderna da Fundação C. Gulbenkian (90). Como Ilustrador, Ilustrou livros didácticos, infanto-juvenis e Ilustração por computador, (e Infografismo) em publicações e sites diversos, e sendo o autor de capas de CD's (seus e de outros grupos e músicos). Exerce a actividade de Designer Gráfico e Criativo tendo trabalhado em várias agências de publicidade e design, estando actualmente em regime de freelancer.
Sem comentários:
Enviar um comentário