segunda-feira, 12 de março de 2007

Hipnótica - “New Communities For Better Days” ( Som Livre/Metrodiscos)




“New Communities For Better Days” é um diamante. Uma pedra preciosa, polida com enorme mestria para poder brilhar diante dos nossos olhos de forma a nos enfeitiçar.
Feito a meio caminho entre Portugal e a Áustria, este novo registo dos Hipnótica, consegue ficar dois passos à frente, do anterior “Reconciliation”. Se à altura da sua saída “Reconciliation” era apontado como a grande obra dos Hipnótica, é fácil compreender que por esta altura já não cabe tal rótulo a esse registo.
Sem perderem as suas influências de sempre, centradas essencialmente no trip hop, os Hipnótica, entregaram-se de tal forma à criação deste seu novo registo, que nenhum pormenor foi deixado ao acaso.
Em “New Communities For Better Days” o som foi trabalhado de forma a que as músicas se nos apresentam aos nossos ouvidos cristalinas e cintilantes, como estrelas em céu azul. Para tal, contribuiu, uma produção simples, mas tremendamente eficaz.
Neste disco, encontramos ao virar de cada esquina, uma série de pormenores, discretos que fazem aqui todo o sentido. Este cd transporta consigo, um saco cheio de divinais arranjos, que dão a cada tema um sabor muito especial.
Os Hipnótica começam a ganhar um lugar seguro, dentro da música portuguesa, o que lhes dá asas para poderem criar sem receios, e acima de tudo lhes dá coragem para inovarem. Em certos momentos este disco é experimental.
Contudo, eles não perdem em tempo algum a sua identidade. Em “New Communities For Better Days” encontramos os mesmo Hipnótica que já nos eram dados a escutar em “Enter”. Só que, e isto tem que se dizer, a banda ao longo dos anos, tem crescido, e soube arranjar os parceiros certos para avançar de forma consistente e segura. Será então melhor dizer, que estes Hipnótica de hoje são os de ontem com os olhos postos no futuro. Hoje, os Hipnótica conseguem trabalhar melhor as suas ideias. Amadureceram.
A banda cresceu, Faz assim porque gosta. Porque é este o seu caminho. Como resultado, de disco parta disco, transcendem-se de tal forma, que até nos custa a crer ser possível transportar esta pérola para cima do palco. Sim porque este registo é um disco essencialmente de estúdio. Mas como os Hipnótica nos têm habituado a excelentes surpresas pode ser que tenham mais uma na calha.
“New Communities For Better Days” tem dentro de si música hipnótica e deixou-me completamente hipnotizado. “New Communities For Better Days" é um disco mágico.

Nuno Ávila

Sem comentários: