segunda-feira, 9 de julho de 2007

RECORDAÇÃO - BELLE CHASE HOTEL




O projecto nasceu no fim de 1995. O nome foi extraído de uma passagem trágica do filme "Down by Law" de Jim Jarmush, por sugestão de Antoine Pimentel.
O grupo de Coimbra era formado por Antoine Pimentel (Bateria), Filipa (Violino), João Baptista (Baixo), J.P. Simões (Voz), Luis Pedro (Piano, Bandolim, Acordeon), Marco (Saxofone), Pedro Renato (Guitarras), Raquel Ralha (Voz) e Sérgio Costa (Guitarra e Flauta Transversal)
Começaram por conquistar a opinião da crítica com o seu espectáculo no Festival de Paredes de Coura e depois assinaram uma série de preenchidos concertos antes dos trabalhos de finalização do seu primeiro disco que esteve para ser lançado pela Lux Records.

"Fossanova" foi editado pela Nortesul. Esse primeiro álbum foi alvo de uma reedição onde se acrescentou um segundo CD que além de versões de “Telephone Call From Istanbul” de Tom Waits e “Goldfinger” de John Barry ainda incluía remisturas a cargo do próprio grupo, dos Arkham Hi-Fi e de Alex FX.

Foi também lançada a edição em vinil de "Fossanova" (edição limitada em vinil duplo, individualmente numerada de 001 a 500) com um grafismo completamente diferente do CD (com uma capa idealizada na mesma altura da original) e algumas diferenças no alinhamento (ex: inclui uma versão de "Goldfinger" cantada por Raquel Ralha).
Um memorável concerto na recta final de 1999 que teve lugar na Aula Magna em Lisboa completou o ciclo de apresentações do seu primeiro disco.

No início de 2000, JP Simões e companhia entraram em estúdio para gravar o álbum "La Toilette des Etoiles", registado nos Estúdios de Paço de Arcos da Valentim de Carvalho, com produção de Joe Gore, um músico e produtor que trabalhou com nomes como Tom Waits ou PJ Harvey. Além disso, Joe Gore coordena e produz os trabalhos da Oranj Symphonette, um grupo que lançou há um par de anos um disco com versões de temas de cinema. Foi aliás esse disco e o seu som o motivo principal para que os Belle Chase Hotel lhe tivessem dirigido o convite para se deslocar até Portugal.

O segundo disco apresentava algumas mudanças em relação ao disco de estreia. Além do francês, presente no tema título, e do português de "São Paulo 451", o grupo voltou a investir no inglês e numa série de instrumentais, como o fabuloso "Evil Rock” onde se evoca o espírito de "Pulp Fiction" e onde JP Simões “toca” um saxofone recém-comprado. Depois, canções como "Merry Go-Wrong", "The Perfume of the Stars", "Nimarói" ou "Not Searching for the Real Thing" exploram um imaginário onde a Broadway, o cabaret, o songwriting clássico e um sentido lírico muito próprio se cruzam em interessantes e imaginativos jogos.

No concerto de 29 de Novembro de 2000 no TAGV, em Coimbra, os Belle Chase Hotel apresentaram a versão de "I Love You But I Don't Need You" de Momus. O tema foi gravado durante as sessões de gravação de "Donzela Diesel" incluido no disco de tributo a Rui Veloso.

Depois entraram numa extensa digressão que durou até Novembro de 2001 e culminou com os espectáculos no Teatro Maria Matos em Lisboa e Teatro Sá da Bandeira no Porto, pelo meio houve ainda tempo para compor e gravar as bandas sonoras de três curtas metragens de Charles Bowers (para o Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde).

O ano de 2002 marcou o regresso aos estúdios para a gravação do original "O Golo 451" para a compilação "CD Não Oficial do Mundial 2002", mas serviu também para que projectos paralelos aos BCH fossem levados a bom porto. Assim, Pedro Renato (na companhia de Raquel Ralha, Luís Pedro Madeira e Pedro Pinto) gravou a banda sonora do filme "Esquece Tudo O Que Te Disse" de António Ferreira sob a designação de Azembla's Quartet. Do outro lado, JP Simões e o multi-instrumentista Sérgio Costa escreveram e compuseram a "Ópera do Falhado".

Antes de entrarem em estúdio para gravarem o terceiro álbum de originais, os Belle Chase Hotel aceitaram o desafio de preparar um espectáculo diferente para integrar a programação de Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003. JP Simões e companhia encontraram num grupo de fados, O Quinteto de Coimbra, os parceiros ideais para alargar o universo estético do grupo, que vai do tango à música 'lounge', do imaginário da Broadway e cabaret ao jazz e à soul, criando assim, uma simbiose perfeita com a sonoridade única da guitarra de Coimbra.
O espectáculo "Mondego Chase" foi apresentado nos dias 13 e 14 de Março de 2003 no Teatro Académico de Gil Vicente.

O grupo parecia ter terminado com Prdro Renato a continuar com o projecto Azembla's Quartet e com a produção de nomes como Maria de Vasconcelos e Danae e J.P. Simões a editar um disco com os Quinteto Tati, em colaboração com Sérgio Costa, e com o disco a solo "1970".

Em Abril de 2007, Pedro Renato revela que estão a preparar o seu 3º disco e que procuram um novo cantor.

Formação
J.P. SIMÕES (VOZ) - PEDRO RENATO (GUITARRA) - ANTOINE PIMENTEL (BATERIA) - FILIPA (VIOLINO) JOÃO BAPTISTA (BAIXO) - LUÍS PEDRO (PIANO/BANDOLIM/ACORDEOM) - MARCO (SAX ALTO) - RAQUEL (VOZ) - SÉRGIO (GUITARRA/FLAUTA TRANSVERSAL) - PEDRO PINTO (BATERIA)

Discografia
Fossa Nova (CD, Norte Sul, 1998)
Fossa Nova + CD BÓNUS (2CD, Norte Sul, 1999)
Fossa Nova (Vinil, LuxRecords, 1999)
La Toilette Des Etóiles (CD, Norte Sul, 2000)

Colectâneas
20 Anos Depois Ar De Rock [2001] - Donzela Diesel
Mundial 2002 - CD Não Oficial [2002] - O Golo
Movimentos Perpétuos [2003] - Verdes Anos (c/ Quinteto de Coimbra)

Sem comentários: