The Allstar Project (TAP) apresentam versão sonora pós-rock para o filme de Andy Warhol na edição de 2007 do Imago-Festival Internacional de Cinema Jovem-Fundão e preparam primeiro longa duração.
Primeiro Longa duração dos leirienses The Allstar Project, nas Lojas a 22 de Outubro Single de apresentação disponível no myspace da banda www.myspace.com/theallstarproject
Os The Allstar Project (TAP) editam a 22 de Outubro´07 pela Rastilho Records o seu primeiro longa-duração intitulado: “Your Reward… A Bullet”. Sem nunca perder a postura Post-Rock, este projecto já editou dois EP’s por conta própria, onde se experimentou de tudo um pouco: do psicadelismo precoce dos anos 60, passando pelas planícies áridas do oeste americano, até ao retro-futurismo da ficção científica.
Os caminhos não são – nem nunca foram – óbvios e seguros para esta formação de Leiria que viu o seu trabalho ser reconhecido no final do ano passado, quando constou nas listas cimeiras de algumas publicações e sites nacionais e internacionais, tendo mesmo alcançado o título para "Melhor EP/Single de Música Portuguesa" votado pelos ouvintes da Rádio Universidade de Coimbra.
A banda sempre teve o arrojo de seguir o caminho mais longo, sem nunca olhar para trás, e em hipótese alguma cedeu a tentações mais populares. Com um núcleo duro de três guitarras , que dialogam com um baixo e uma bateria tocados por músicos com formação jazzística, “Your Reward… A Bullet” avança desde o primeiro tema com passos firmes, munidos de distorção na ponta dos pés.
Há sonoridades cheias de intensidade com descargas nervosas e poderosas, por vezes abrandadas para dar lugar as belas melodias contemplativas, que fazem deste disco uma constante e irrequieta procura de emoções. Dentro de uma linguagem tão abrangente e universal como é a música instrumental, um dos momentos chave que torna “Your Reward… A Bullet” um disco único na sua geografia, acontece no meio do disco onde reclama a si toda a sua “portugalidade”: subitamente ouve-se Fado! E a transição respeitosa que daí se faz para o universo mais familiar dos executantes no campo da distorção, denuncia o talento deste quinteto. As influências de Mogwai, Explosions In the Sky e Godspeed You Black Emperor estão presentes mas os TAP conseguem nesta amálgama sónica recriar um som único que os remete para uma linguagem cinematográfica e visionária.
Pontuados com detalhes samplados de vozes retiradas de filmes que pairam sobre o disco, a banda confirmou a excepção à regra e convidou o projecto britânico “Antennas to Heaven” (um projecto similar de Newcastle) para criar as palavras e dar voz a um tema. Os TAP fazem muito mais do que música orgânica. Prometem surpreender-nos e apanhar muita gente desprevenida com estes 8 temas. A festa de lançamento está marcada: dia 20 de Outubro no Beat Club em Leiria – seguir-se-ão outras datas um pouco por todo o país. Antes porém (a 29 e 30 de Setembro) os TAP estarão no festival IMAGO (Fundão) para uma homenagem ao pai da Pop Art Andy Warhol, no ano em que se assinalam 20 anos após a sua morte; a banda leiriense traz à cerimónia de abertura a sua versão sonora pós-rock para o filme “Empire” (USA, 1964) de Andy Warhol, com direcção de fotografia de Jonas Mekas.
Os The Allstar Project são um quinteto de Leiria formado em 2001. Da sua discografia fazem parte os EP´S “Berlengas Connection” (2003), “Something To Do With Dead” (2006) e o primeiro longa duração“Your Reward…A Bullet” (2007).
São compostos por Nunez (Guitarra), Ramon (Guitarra), Sawyer (Guitarra), Velásquez (bateria) e Paco (Baixo).
Sem comentários:
Enviar um comentário