domingo, 23 de setembro de 2007

NOVIDADES DA MATARROA


Bezegol


Bezegol - "Rude Bwoy Stand“
Já disponível
Após uma longa e aguardada espera, finalmente está disponível o álbum de estreia deBezegol.


Ouvir ( http://matarroa.com/index.php?option=com_wrapper&Itemid=52 )


Sem qualquer espécie de vaidade, a editora afirma "Rude Bwoy Stand" enquanto uma das maiores surpresas do panorama discográfico nacional. Mantendo-se há longos anos extremamente activo no circuito da música urbana, quer como MC, quer como DJ, produtor ou promotor de eventos, Bezegol apresenta oficialmente o seu trabalho em nome próprio.

Versátil e heterogéneo, revela influências e fusões variadíssimas que numa primeira análise pareceriam quase impossíveis de apresentar coerentemente num só trabalho. De forma inteligente, são reunidas influências do Reggae, Hip Hop, Ragga, Soul e até do Fado. Surpresa, são ainda alguns temas em formato canção, como "Nature", "Forever Love" ou "Let Them Know", sendo o último um exercício bastante interessante que abdica do beat em prol de uma guitarra portuguesa.

Em linhas muito gerais, e não esquecendo o percurso do artista, duas linhas muito fortes percorrem o disco: o Reggae e o Hip Hop. Aproximados ao Hip Hop de cariz Underground incluem-se os temas "Colision", "After This" (com participação de Souljah e Tito, do colectivo parisiense "Buga Propaganjah"), "Inhanha" (instrumental produzido por DJ Kronic), "Coalition" (com DJ Ride e Fatman D, incontornável referência do Drum’n’Bass britânico) e, finalmente, "Drástico" (tema bónus com os MatoZoo, banda emblemática do Porto da qual Bezegol é também DJ e MC). Como exemplos do bom reggae nacional, os temas "Rude Bwoy Stand", "Fire", "Lightning" (produzido por Condutor dos Buraka Som Sistema), "Plant" e "Roots of Evil" (com Charly Skank nas teclas), tendo estes dois últimos sido editados pela editora Gumalaka naquele que foi o primeiro Single em Vinil 7 polegadas de reggae nacional. Em praticamente todos os temas a produção ficou maioritariamente a cargo do próprio artista em parceria L.V.M

"Rude Bwoy" fala de problemas sociais, políticos, da mãe Natureza e da natureza das pessoas, a mensagem é positiva e de coragem, nunca deixando de ser dura e rude. Existem subtilezas incluídas no álbum que sobressaem após uma audição atenta. Gravações originais dos acontecimentos de 25 de Abril de 1974, gravações retiradas de filmes independentes brasileiros ou ainda uma pequena farpa punk rock a meio do disco, revelando um Bezegol rebelde, inconformado e sem meias palavras. Sejam elas em inglês, em francês ou em português.

O lançamento do álbum está marcado para dia 1 de Outubro. Para assinalar o acontecimento, será realizado um concerto no dia 6, às 23h, no Porto Rio (Barco Gandufe, Rua do Ouro, Porto).

Tribuno - "Oratória Incontornável" - Álbum de estreia
Encontra-se já disponível para pré-encomenda o álbum de estreia do Produtor e MC nortenho, Tribuno


O Hip Hop enquanto cultura sempre se caracterizou pela interacção entre o artista criador e o meio ambiente que o rodeia. Este último influencia e direcciona a música, o seu ambiente e os tópicos por ela focada.

Na cidade do Porto, um estilo cinzento, pesado e bastante directo, tornou-se um rótulo do hip hop ali criado, um pouco à imagem da própria cidade (e arredores). De há uns tempos a esta parte o Hip Hop oriundo da cidade Invicta adormeceu mas não a criação musical. Um conjunto vasto de artistas de segunda geração começou a desenvolver a sua arte um pouco na obscuridade, alimentando-se do legado anterior, reciclando conceitos enquanto criava a sua própria identidade. Em 2007, Oratória Incontornável representa o regresso do "Hip Hop à moda do Porto".

Tribuno é acima de tudo um Produtor e identifica-se como tal. Como qualquer amante dos clássicos que se preze, a sua caixa de criação é a famosa MPC2000 onde poderosos Bombos e secas Tarolas catalizam de forma simples e directa, o ouvinte para a força das palavras, enquanto samples cortados (na gíria a técnica denomina-se como "chop") se encaixam nos compassos. Oratória Incontornável não é um disco de inovação, é um trabalho de revivalismo onde ao trabalho do produtor se deve prestar idêntica atenção àquela merecida pelo MC.

O álbum foi inteiramente produzido por Tribuno, tendo sido gravado, misturado e Masterizado na Fábrica de Som. Sendo um trabalho seguidor da chamada golden age do Hip Hop, o trabalho do DJ nas várias faixas assume um papel importante, pois é assim que ditam (ou ditavam) as leis. Foi de forma natural que surgiu o convite para os DJs Spot (com quem se apresenta ao vivo) e Ride. Em termos vocais o convite foi efectuado aos 4 membros dos MatoZoo (Kiko, Bezego, Martinêz e Fidbek), participando de forma isolada em várias faixas.

Mundo Complexo, Factos Reais, Nerve em concerto
Este fim-de-semana é rico em actuações ao vivo.
Os Mundo Complexo sobem ao palco da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, actuando no âmbito do festival de Culturas Urbanas (http://www.matarroa.com/images/stories/culturas_urbanas.jpg). A entrada é gratuita.
Na mesma noite, no Santiago Alquimista em Lisboa, a revista IV Street (http://www.matarroa.com/images/stories/iv_street_flyer.jpg) celebra o seu primeiroaniversário onde, para além dos regressados Factos Reais, actua também Nerve, já em contagem decrescente para o lançamento doseu álbum de estreia.

Vídeos
Rodam com intensidade nas televisões os novos vídeos dos Mundo Complexo "Pequenos Pormenores" (c\ Melo D) e de Freddy Locks "Bring Up The Feeling".
Enquanto não chega à sua TV, pode também ver em primeira mão no site da Matarroa, o vídeo do tema "Cientista do Bombo"de Tribuno. E porque não aproveitar para rever o já clássico "Colision\Fire" do Bezegol?

Sem comentários: