quarta-feira, 19 de setembro de 2007

TIAGO BETTENCOURT A 1 DE OUTUBRO





Tiago Bettencourt e Toranja são, em 2007, denominações indissociáveis.
Mais! Tiago Bettencourt e Toranja são marcas indissociáveis desde que, no início de 2004 uma canção se transformou no hino de uma geração – o nome da canção era "Carta". O Álbum que a transportava "Esquissos".

Os números são impressionantes e não deixam dúvidas: mais de 40.000 CDs vendidos, 1 Globo de Ouro ganho e uma nomeação para o mesmo prémio noutra categoria, 1 nomeação para os MTV Music Awards, terceira música mais tocada em rádio no ano de 2004, 120 Espectáculos em 14 meses, presença em 14 compilações portuguesas.

Mas o sucesso é efémero. E viver à sombra dos números alcançados seria fácil demais para o Tiago – obstinado por defeito, perfeccionista porque sim.
Em 2005 "Segundo" chega aos escaparates. Ai se descobre mais do Tiago. E confirma-se a voz da geração que o segue há um ano.

Disco de Ouro, 4 singles, presença constante no éter radiofónico, nas bandas sonoras das novelas e nas compilações da melhor musica portuguesa, 90 Espectáculos num ano (com uma passagem feliz pelo Brasil, para 4 Espectáculos esgotados e uma edição com visibilidade efectiva).
Poderíamos pedir mais?

"Talvez assim seja bom" será a resposta. Para Tiago só poderia ser "que sim, que há mais para fazer, para dar, para mostrar".

Os Toranja entram em hibernação / retiro sabático amigável, nos finais de 2006.
O Tiago não quer parar! Passa pelo Gato Fedorento, onde protagoniza um dos momentos mais vistos (e revistos em www.youtube.com) e conseguidos da primeira série de "Isto é uma espécie de Magazine". Viaja ao lado de Dalila Carmo até à final do programa Canta por mim, visto por mais de 2.000.000 de espectadores, na noite de 31 de Dezembro de 2006. Dois outros programas da mesma série haviam ficado para trás, com níveis de audiência massivos. Empresta a voz e a imagem à Campanha "Basta um Dedo" 2007 da Fundação do Gil. Finalmente, regressa ao Gato Fedorento para participar na Gala dos Tesourinhos Deprimentes e simbólicamente fechar um ciclo, ao encerrar o programa.

E ao fechar um ciclo, abre outro, quando prepara a estreia discográfica a solo, com edição prevista para Outubro de 2007, via Universal Music.
Não se sabendo muito sobre o material gravado, sabe-se que o eleito para produzir as canções do Tiago foi Howard Bilerman, o Canadiano de Montreal que gravou "Funeral", o fantástico disco de estreia dos Arcade Fire (a nova coqueluche da musica rock em todo o mundo). E numa altura em que Montreal é o epicentro criativo das novas Bandas que se fazem ouvir em todo o planeta (como Seattle, New York ou Manchester o foram em tempos não muito idos), não deixa de ser promissor o facto de o Tiago ter gravado e misturado o novo trabalho nesta cidade.

Com a apresentação, ao vivo, das novas composições, garantida em exclusivo para dois Eventos decorridos durante o Verão (naquelas que serão as únicas possibilidades de conhecer as novas canções, até à saída do Álbum – no dia 28 de Julho na Festa do 20º Aniversário da revista Surf Portugal e no dia 4 de Agosto, no Festival Sudoeste 2007), foi também aqui que conheceremos os Mantha, ou seja, o Pedro e o João, os companheiros de Tiago nesta nova viagem.

O 28 de Setembro de 2007 será marcante para a música portuguesa.
É neste dia que acontece a acção inédita em Portugal da oferta de um Vinilo com a Revista Blitz – este Vinilo tem o single "Canção Simples" no lado A e um inesperado e até improvável dueto no lado B. E numa parceria com a Optimus Music Store, os detentores dos Vinilos terão acesso digital à música do Tiago Bettencourt!


O mês de Outubro marcará o arranque da Digressão Oficial, que, de 04 deste mês até 30 de Março de 2008, passará por 22 Teatros portugueses, para depois seguir para os grandes espaços (festivais, semanas académicas).

Ao escrever nos, para e com os Toranja, o Tiago criou canções que são hoje clássicos da música portuguesa.

O primeiro single "Canção Simples" chegou ao éter no dia 10 de Julho e está já no Top das músicas mais tocadas em Portugal.
E já esteve disponível para download gratuito uma semana depois.
E se isto não é novidade, que estará o Tiago a preparar?
Ou, como ouvimos alguém dizer, em Montreal, num sentido bastante positivo: "Who the fuck is Tiago Bettencourt"?

Sem comentários: