segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mazgani - “Songs Of The New Heart” (Naked/Independent Records)



Capa do disco em tons de cinzento e preto. Cores que pintam na perfeição os sons saídos do primeiro registo de Mazgani. Canções introspectivas, que se agarram à nossa pele, e nos fazem flutuar.
As canções que vestem “Songs Of The New Heart” são na sua maioria obras intimistas e sofridas. Tratados sobre a alma e o coração. Contudo existem por aqui alguns rasgos mais luminosos, que brilham em céu aberto. Sem deixarem desbotar o seu cinza ou preto, “Bring Your Love To Me” ou "The Night Defeats The Heart”, apresentam-nos um Mazgani mais sorridente.
Mas de que matéria são feitas afinal estas canções? São recheadas de uma pop de linhas indie, que nos habituámos a escutar em bandas como Go-Betweens ou House Of Love e em artistas como Nick Drake. Aliás influências naturais, que Shahryar Mazgani não esconde. Estamos portanto perante canções que giram em volta da guitarra, seja ela eléctrica ou acústica. Sons adornados pela belíssima voz de Mazgani, que debita palavras certeiras.
Este é um disco de rara beleza, de um artista que sente a melancolia deste país e a transforma em pequenas pérolas musicais. Este é o seu “fado”.
Por tudo isto, este é um disco de emoções fortes. Que mexe com o nosso interior. E quando um disco tem esta força, sendo capaz de não nos deixar indiferentes, então é porque ele de facto é grande.
“Songs Of The New Heart” é o disco ideal para estes dias indefinidos em que não chove, o sol não brilha e o frio aperta. É o disco perfeito para nos aquecer o corpo.
“Songs Of The New Heart” tem a cor destes dias que correm lentos…

Nuno Ávila

Sem comentários: