segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CARLOS DO CARMO NOMEADO PARA OS PRÉNIO GOYA




Carlos do Carmo apresenta-se como um dos candidatos aos prémios Goya, na categoria de melhor canção original. «Fado da Saudade», um fado menor com poema de Fernando Pinto do Amaral, consta da banda-sonora do filme «Fados», realizado por Carlos Saura. A cerimónia do prémio de excelência do cinema espanhol decorre em Madrid, no próximo dia 3 de Fevereiro.

A figura maior da canção nacional participou de forma activa na concepção do filmede Saura, colaborando como consultor musical. A película do cineasta espanhol contouainda com participações sublimes de artistas menos próximos da área do fado como ocaso de Caetano Veloso e Chico Buarque, bem como as interpretações pungentes de Camané e Mariza.

Num ano excepcional, mais um, na carreira de Carlos do Carmo, o álbum de originais, intitulado «À Noite», constituiu o mais recente marco discográfico na sua extensa carreira. Numa altura em que o registo já ultrapassou as 30 mil unidades vendidas, o 13º disco da epopeia de Carlos do Carmo será reeditado, apresentando como faixa-extra o tema que está nomeado, «Fado da Saudade».

Para comemorar a profícua ligação contínua de Carlos do Carmo com a Universal MusicPortugal, as entidades aprestam-se para recolocar no mercado duas obras indispensáveis no percurso do fadista e da própria companhia discográfica. «Ao Vivono Olympia» (de 1981) e «Ao Vivo na Ópera de Frankfurt» (de 1984) voltam ao catálogoda editora com reedições previstas, no decorrer de 2008, celebrando desta forma aunião entre a editora e uma figura incontornável da história da música portuguesa.

Figura ímpar no panorama internacional, Carlos do Carmo continua a conquistar novos devotos à canção a que dedicou a sua vida, o fado.

Sem comentários: